Samsung e SK Telecom (operadora da Coreia do Sul) anunciaram o sucesso dos testes de comunicação entre o 5G e soluções de rede comerciais.
A Samsung Eletronics e a SK Telecom (a maior das três operadoras da Coreia do Sul apoiadas pelo governo) anunciaram o sucesso da primeira avaliação nos testes de comunicação (interoperabilidade) entre o Núcleo de 5G Autônomo (5G standalone ou 5G SA) e outros sistemas comerciais.
Como Funciona?
O Núcleo 5G SA, desenvolvido em conjunto pela Samsung Electronics e pela SK Telecom, não apenas dá suporte a tecnologias como fatiamento e modularização de função da rede com base nos padrões 3GPP, mas também oferece funções adicionais que as operadoras vêm usando desde o LTE, incluindo faturamento, gerenciamento de assinantes e um prático sistema de operações. A avaliação da interoperabilidade é o estágio final para verificar a validade da transmissão de dados do 5G SA, o que significa que o sistema autônomo está pronto para ser lançado comercialmente.
As duas empresas implementaram várias tecnologias de ponta no núcleo 5G SA usado para a interoperabilidade. São elas: a tecnologia de Processamento Paralelo de Dados, que realiza QoS (garantia da qualidade do serviço) e controle de transmissão simultânea; a Tecnologia de Aceleração de Dados, que classifica e distribui tipos de tráfego semelhantes; e a tecnologia de Otimização de Caminho (Path Optimization), que entrega automaticamente o tráfego de dados para a plataforma Mobile Edge Computing (MEC).
Quais os benefícios?
As empresas acreditam que será possível entregar um serviço 5G mais otimizado e diferenciado, mantendo a liderança da Coreia do Sul em inovações de Rede. O governo transformou a rede 5G em uma prioridade destinada a estimular sua economia.
VIU ISSO?
– Descomplicando a Tecnologia: evento da Vivo para maiores de 60 anos
– Workshop gratuito da Vivo em Recife tratará de tecnologia e finanças
– Vivo inaugura loja no Rio com conceito inovador e coworking
O 5G SA triplicará a eficiência no processamento de dados, sendo otimizado para as novas demandas tecnológicas, como direção autônoma, serviços inteligentes, realidade virtual e aumentada.
A nova tecnologia proporciona uma velocidade de conexão com a internet 20 vezes superior ao 4G, o que permitirá, por exemplo, fazer o download de um filme em menos de um segundo.