Consumidores já podem se cadastrar na plataforma do “Não Perturbe” para não serem incomodados com chamadas abusivas.
Nesta terça-feira, 16, a Anatel e as operadoras deram um importante passo na batalha contra o telemarketing abusivo: o lançamento do “Não Perturbe”. Com a plataforma, todos os consumidores poderão entrar, fazer um login e solicitar o bloqueio das ligações para os seus números.
A medida é válida para as operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, SKY, TIM e Telefônica/Vivo.
O surgimento da iniciativa veio da reunião entre a Anatel e as principais operadoras do Brasil, que buscavam uma nova regulação para o telemarketing brasileiro.
Outro debate que também moveu a construção do site foi a busca por boas práticas e a padronização para o uso do mecanismo que bloqueia as ligações.
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Na visão dos realizadores, tudo se alinha com um tema sempre em debate pela sociedade: o respeito ao cidadão.
Com o “Não Perturbe”, consumidores terão acesso a uma base de dados única em que todas as operadoras terão acesso para evitar que as pessoas sejam novamente incomodadas pelo telemarketing.
Depois da solicitação do usuário, o bloqueio pode levar até 30 dias para ser efetivado. Durante o período, é possível que o solicitante ainda receba chamadas com oferta de produtos ou serviços de telecomunicações.
No ato do cadastro, os consumidores poderão escolher qual operadora querem evitar ou marcar a opção “todas”. Apenas o titular da linha telefônica poderá solicitar o bloqueio.
O site oficial para fazer o bloqueio é o https://www.naomeperturbe.com.br.