05/04/2025

Primeiro dia do ‘Não Perturbe’ registra 620 mil cadastros

Anatel apresentou os dados e anunciou que, até o fim do ano, pretende evoluir a plataforma para uma solução completa contra o telemarketing abusivo.

Reunião na sede da Anatel.
Imagem: Divulgação Anatel

Por determinação da Anatel, foi lançado na última terça-feira, 17, a plataforma do “Não me Perturbe”, cadastro oficial para os consumidores bloquearem chamadas abusivas de telemarketing.

O site foi desenvolvido pelas operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, SKY, Telefônica/Vivo e TIM, em parceria com a ABR Telecom. Na ocasião, todas precisavam de um sistema único para coletar as informações e fazer o tão sonhado bloqueio para os consumidores.

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, na sede da Anatel, os dados foram apresentados e a agência divulgou que, até às 17h, foram 620 mil cadastros no site.

 Além dos representantes da agência, estavam executivos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

VIU ISSO?
– Liberado site oficial para bloquear ligações de telemarketing
– Vivo e NET lideram ranking com chamadas abusivas de telemarketing
– Anatel disponibiliza análise sobre as resoluções

Emmanoel Campelo, presidente substituto da Anatel, comemorou os resultados e enalteceu o fato de que a plataforma se manteve no ar, mesmo com a realização de mais de meio milhão de cadastros.

Para ele, isso mostra o “rigor técnico com que esse trabalho foi desenvolvido”. O conselheiro destacou que a iniciativa é um ponto de partida para uma maior proteção ao consumidor do setor de telecomunicações.

“O uso excessivo do telemarketing é um fenômeno mundial, não se trata de um problema apenas do Brasil”, afirmou.

Já os representantes do MCTIC destacaram que a criação do site destaca a maturidade do setor de telecomunicações, que não depende mais dos reguladores para agir.

Elisa Leonel, superintende de Relações com Consumidores da Anatel, enfatizou que o setor de telecomunicações responde por 32% das chamadas de telemarketing.

“As ligações podem vir de qualquer lugar do mundo, o que configura um grande desafio. Até setembro, no entanto, pretendemos evoluir o ‘não me perturbe’ e entregar uma solução completa, que sirva de exemplo também para outros setores”, contou.

Para se cadastrar no portal “Não me Perturbe”, basta criar um login e cadastrar o número da linha telefônica na plataforma. Apenas o titular poderá fazer o bloqueio. O prazo dado é de até 30 dias, para que a pessoa pare de receber chamadas de telemarketing.

Durante esse período, as ligações ainda podem acontecer. No portal, há ainda um campo para o consumidor informar se o bloqueio foi ou não concretizado.

845 mil linhas telefônicas foram cadastradas

Segundo os dados do Sinditelebrasil, o registrou foi de 845 mil linhas telefônicas cadastradas. Assim que realizado o login na plataforma, o usuário pode registrar mais de um número no site.

Em média, foram 13 mil acessos simultâneos, com pico acima de 40 mil, só na parte da manhã na última terça-feira.

As empresas que desrespeitaram a lista poderão sofrer multas de até R$ 50 bilhões.

Carlos Duprat, diretor-executivo do Sinditelebrasil, destaca que o uso do telemarketing abusivo resultou na intensa competição que existe no setor de telefonia brasileiro, um dos mais disputados do mundo.

Para ele, os resultados do primeiro dia são satisfatórios e farão com que o número de reclamações sobre empresas de telefonia diminua.

Com informações da Folha de São Paulo

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael Marques Rodrigues

Não da pra entender. Se o problema foi no sistema da Surf Telecom, que afetou todos os clientes das operadoras virtuais associados à ela, que raios de cabo ótico é esse que deixa apenas alguns clientes da Correios sem serviço? Posso estar fazendo uma afirmação meio imbecil mas cabo ótico é infraestrutura de rede física que, teoricamente, quem a tem é a TIM ou a Surf (já que a Surf também tem estrutura de rede física), e não a Correios.

Cidade - UF
São Paulo - SP
Tailor Durante

Faz duas semanas que tento cadastrar um chip dos correios.

Cidade - UF
Cascavel pr
Jefferson

Não consigo entender qual a vantagem de uma dessas MVNOs. Planos ruins, cobertura péssima e preços nada competitivos. Só vejo o choro de quem usa!

Cidade - UF
Recife - PE
Última edição 4 anos atrás por Jefferson
Fábio Arai

Uso Correios Celular e tive esse problema por volta de 11:00 de quinta-feira na rua. Testei chip no tablet 4G quando cheguei em casa e mesma coisa! Tentei contatar Correios Celular pelo app (chat) que não é operador físico. E manda ligar para SAC sendo que chip está fora de serviço. Outra opção era deixar algum telefone de contato, que ligariasm de volta. Estou esperando até hoje… Fiquei reiniciando celular de vez em quando para ver se voltava o sinal, até que voltou na tentattiva de segunda de manhã. Até entendo que devem estar trabalhando com número reduzido de pessoas… Leia mais »

Cidade - UF
Jacaréi - SP
Roger

Se ser cliente de uma operadora já pode se tornar um problema (quando ocorre falhas – e elas eventualmente ocorrem) imagina quando se é cliente de MVNO’s. A operadora A, B, C ou D aluga sua rede para uma “operadora virtual” que por sua vez, vira uma agenciadora, que revende e credencia para Correios, Bancos, Supermercados, lojas varejistas e por aí vai. São tantos intermediários e tantas possibilidades de no meio desta cadeia de processos e sistemas, algo apresentar falha.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Luiz Carvalho

Espero que a anatel tome alguma providencia, lembrando que a culpada é a surf telecom, os clientes dela que estão sendo lesados.

Cidade - UF
São Paulo
Antonio Affonso

Sou cliente da Geek Celular, a falecida Veek. Hoje completa 10 dias que estou sem nenhum sinal em meu aparelho. Se você acha que os clientes da Correios estão sofrendo, é porque não são da Geek. Os canais de atendimento disponíveis são um número do WhatsApp, um e-mail e um *288. Os dois primeiros não são respondidos – nestes 10 dias, recebi duas mensagens, uma pedindo pra reiniciar meu celular e outra perguntando qual era o aparelho. Nenhuma explicando o ocorrido, falando de prazo de retorno ou qualquer coisa parecida. O número a ser discado, só funciona se você liga… Leia mais »

Cidade - UF
São Paulo - SP
Vinícius Guerra

Por essas e outras não saio mais da Vivo, em 2 anos usando, nunca tive nenhum problema de sinal, ainda funciona em cidades pequenas. Não adianta, as vezes a pessoa acha que outras empresas conseguem algo melhor, ledo engano.

Quem quiser qualidade e bom serviço, use a a Vivo, dificilmente terá problemas, desde 1996 como cliente, sempre resolvem quaisquer avarias caso ocorra.

Fica a dica para o pessoal, embora cada região uma operadora ou outra funcione melhor, mas no geral, nenhuma delas ganha da Vivo com menor latência, velocidade e ainda bom atendimento.

Cidade - UF
Rio de Janeiro