Vivo, Oi, TIM e Claro já confirmaram presença no evento que acontecerá nesta quarta-feira, com o intuito de ajudar os consumidores de telecom. |
Há anos líderes no ranking de reclamações do Procon de Minas Gerais, as operadoras de telefonia aumentam cada vez mais o número de insatisfações e queixas, principalmente em relação às cobranças indevidas, alterações no contrato e oferta de combos. Pensando nisso, o Procon da ALMG vai realizar, nesta quarta-feira (13), um “Mutirão para Demandas de Telecomunicações”, onde estarão a Vivo, a Oi, a TIM e a Claro.
Com exceção de alguns casos, a ideia é que os consumidores possam resolver suas queixas de telefonia fixa e celular, internet e TV por assinatura diretamente com as operadoras durante o evento.
Quem tiver interesse, deve comparecer com documento e, se necessário, contratos, ao Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira – Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho –, em Belo Horizonte, entre às 9h e às 17h. Quanto mais cedo chegar, melhor, pois o atendimento acontecerá por ordem de chegada com a distribuição de senhas até às 15h.
A Claro (que também inclui a NET), TIM e Oi terão dois postos de atendimento no dia, e a Vivo terá três. Cada uma se comprometeu em oferecer atendimentos diferenciados no mutirão, mas que terão o mesmo objetivo: solucionar problemas. Veja o que cada uma passou ao Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre os atendimentos que farão durante o encontro:
Claro/NET/Embratel
- Emissão de 2ª via de fatura
- Correção de dados cadastrais
- Alterações para planos comerciais vigentes
- Cancelamento de plano ou serviços
- Multa fidelidade
- Alteração de número
- Agendamento de visita técnica
- Ativação ou cancelamento de pacotes adicionais, interatividades ou SVAs
- Alteração de data de vencimento
- Negociação de dívidas
Para outros assuntos de maior complexidade, que demandam mais tempo para análise, serão fornecidos protocolos com prazo para resposta.
Vivo
- Negociação de dívidas
- Adequações de plano (com exceção de planos antigos que não constam mais no portfólio. Caso o consumidor queira, esses serão substituídos por planos novos)
- Cobranças indevidas
- Cancelamentos (pessoa física)
- Multa rescisória (quando o serviço ativo estiver em nome de pessoa física)
- Mudança de número (telefonia fixa e móvel – desde que seja para um número novo e que não esteja sendo utilizado por outro consumidor)
- Ativação/exclusão de pacotes (fixa e móvel)
- Cancelamento de interatividade (telefonia móvel)
- Mudança de data de vencimento das faturas
- Correção cadastral, com limite de caracteres (desde que o consumidor seja o titular dos serviços)
- Mudança de endereço de cobrança (telefonia móvel)
- Emissão de 2ª via de fatura
Outros assuntos, porém, não terão solução imediata, pois dependem da interação com outras áreas da empresa. São eles:
- Defeito
- Mudanças de endereço (telefonia fixa)
- Mudança de titularidade
- Instalação de linha fixa, banda larga ou TV por assinatura
- Demais serviços que dependem de documentação ou outras áreas (técnica, TI…)
TIM
- Contestação de contas
- Reclamação de cobrança
- Emissão de 2ª via de fatura
- Parcelamento de contas
- Informações
- Pré pago – lançamento de crédito
- Pré pago – lançamento de promoção
- Bloqueio por solicitação do cliente
- Desbloqueio por pagamento
- Cancelamento de linha a pedido
- Cancelamento de serviços a pedido
- Migração de pós para pré
- Informações de planos, serviços e ofertas
- Status da linha/acesso
Oi
- Para todas as demandas recebidas serão fornecidos números de protocolo aos clientes, com resposta em até 20 dias corridos
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