Proposta foi aprovada pelo Conselho Diretor da Agência. Contribuições serão aceitas após a publicação no Diário Oficial da União.
Durante 45 dias, a Anatel realizará uma consulta pública para aumentar a potência do Wi-Fi no Brasil. A proposta foi aprovada pelo Conselho Diretor da Agência e deve fazer uma reavaliação pontual do Regulamento sobre os equipamentos de radiocomunicação e Radiação Restrita (RERR).
Um dos objetivos propostos é a regulamentação da operação no padrão IEEE 802.11ad no Brasil. Ele é destinado para as aplicações que exigem uma alta taxa de dados em comunicações de redes pessoais sem fio e outras locais de curta distância.
Com a mudança, os consumidores poderão transmitir arquivos com tamanho de aproximadamente 1 GB em poucos segundos. Vídeos de alta definição, inclusive em 4K, também poderão ser reproduzidos em dispositivos móveis sem a necessidade de compressão.
VIU
ISSO?
– Presidente
da Anatel rejeita pedido contra suspensão do FOX+
– Anatel
autoriza aumento nas tarifas de telefonia fixa
– Compra
da Nextel pela Claro é aprovada pela Anatel
Após a publicação no Diário Oficial da União, as contribuições já poderão ser enviadas. Todas serão recebidas no prazo de 45 dias.
A transferência das características técnicas dos Sistemas de Acesso sem fio em banda larga para Redes Sociais para regulação pela Superintendência da agência também será um tema abordado na Consulta.
De acordo com a Anatel, os dispositivos Wi-Fi que operam na frequência de 60 MHz podem realizar transmissões de dados com velocidades de até 7 Gbps. A ideia é permitir o uso dessa banda.
Com informações da Anatel e Convergência Digital