Dispositivo da operadora conectará carros fabricados a partir de 2010.
Muito além da tradicional oferta de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura, algumas operadoras já se preparam para atender novas demandas. Nelas, obviamente, temos a comunicação entre objetos e máquinas, que também chamamos de Internet das Coisas.
Depois da Claro promover uma conexão Wi-Fi para o novo Chevrolet Cruze, a Vivo anunciou o lançamento de um dispositivo que conectará carros fabricados a partir de 2010. Trata-se do Vivo Car, que todos poderão adquirir, até mesmo quem não é cliente da operadora.
O sistema funcionará da seguinte maneira: o item será conectado ao OBD2 (diagnóstico de bordo) e vai disponibilizar uma conexão via Wi-Fi para todos os passageiros a bordo do veículo.
VIU
ISSO?
– Chevrolet
Cruze vem com 4G da Claro, mas testes não impressionam
– Oferta
relâmpago: Vivo Controle com 9,5GB de internet por R$ 54,99
– Vivo
tem a melhor banda larga do Brasil, segundo a nPerf
As funcionalidades vão além e mostrarão informações em tempo real sobre o automóvel. Será possível detectar possíveis falhas (mecânicas ou elétricas), planejar revisões receber alertas de segurança.
Pelo smartphone dos usuários cadastrados, será possível também saber se o veículo foi ligado, desligado, ultrapassou a velocidade configurada, se teve uma eventual colisão ou até mesmo um reboque.
A internet das coisas se configura, cada vez mais, como uma nova estratégia de mercado para as operadoras. É natural o movimento de busca por aplicações dentro desse novo recurso para ampliar a oferta de serviços.
O plano para uso do dispositivo será gratuito nos 12 primeiros meses e os valores serão divulgados em breve. Os interessados podem fazer o registro na plataforma: vivocar.vivo.com.br/
Com informações do Seu Dinheiro e Olhar Digital