05/04/2025

Claro, NET e Embratel fecham 2º trimestre com prejuízo dobrado

Mesmo com prejuízo líquido de R$ 473 milhões, Claro Participações afirma ser líder no crescimento de banda larga fixa e TV por assinatura no Brasil.

A Claro Telecom Participações S.A., que engloba as marcas Claro, NET e Embratel, divulgou, nesta terça-feira (18), seus resultados financeiros no Brasil no 2º trimestre de 2017. Em números, a notícia não foi boa, pois a companhia registrou um prejuízo líquido de R$ 473,2 milhões, mais do que o dobro registrado no mesmo período do ano passado, que foi de R$ 231,6 milhões.



A receita líquida diminuiu em 4,3%, já que foi de R$ 7,8 bilhões, ante 8,2 milhões no ano passado. De acordo com a empresa, a queda foi influenciada pela redução na receita de venda de aparelhos e de interconexão. Mas, se for considerada a receita de serviços aos clientes, o crescimento foi de 0,1% em três meses e 0,9% em seis.



A Claro também destaca a margem EBITDA – lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização –, que foi trabalhada nos últimos meses para otimizar os custos operacionais e registrou aumento de 0,9% no segundo trimestre de 2017, se comparado com o mesmo período de 2016.

Telefonia celular

Em relação aos serviços de telefonia celular, a Claro diz estar sendo bem-sucedida em seu desempenho operacional. Para a empresa, o destaque vai para a oferta de serviços pós-pago, que teve um crescimento de 10% da base de assinantes em comparação com o ano passado, além de seus serviços de entretenimento, como Claro Vídeo e Claro Música.

Internet móvel

Quando o assunto é a internet, a operadora diz que reúne, no total, 56,5 milhões de acessos de dados móveis, o equivalente a 28% do total do mercado brasileiro.

Banda larga

Sobre a banda larga fixa, NET e Embratel fecham o período com 8,6 milhões de clientes (31,3% de market share) e dizem impulsionar o crescimento do mercado no país. Para aumentar a velocidade das conexões, o foco é o segmento de “ultrabroadband”, ou seja, ultra banda larga, que ultrapassou a marca de 1,5 milhão de conexões com velocidade acima de 34 Mbps, segundo a empresa, atingindo 45,8% de market share.

TV por assinatura

Através das marcas NET e Claro TV, o grupo diz manter a liderança em serviços de TV por assinatura e possibilitar aos usuários amplo acesso aos conteúdos on-demand no Brasil, representando 51,2% de market share.

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Vinícius Guerra

Se a Vodafone, AT&T, Verizon ou qualquer outro grupo forte comprasse a Oi, seria até melhor para nós consumidores, pois teria mais um grande player no mercado. O ruim disso tudo, formou-se um cartel entre as 3 gigantes com a anuência da Anatel, que defende muito mais as empresas que o consumidor. O verdadeiro papel, deveria ser de órgão fiscalizador.

Tudo no Brasil é assim mesmo, é sofrido, causa revolta e até indignação. A venda da Oi ela é mais do que correta, agora, seria melhor, se houvesse de fato uma empresa estrangeira para arrematá-la, essa é a questão.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Tauan Fontoura

Ora ora, precisamos de um incrível Sherlock Holmes para investigar se houve prática anticompetitiva.
Vejamos, as 3 grandes operadoras se juntam para fazer uma oferta única de compra da quarta maior operadora.
Realmente parece algo muito complexo de se ver um cartel.

Cidade - UF
Vila Velha ES
gelson costa

Todas as empresas foram convidados para participar do leilão da Oi com o primeiro lance de R$16 bilhões de reais. As operadoras menores não mostraram interesse em participar, as grandes operadoras em telecomunicações TIM ,CLARO e VIVO falaram que não tinham caixa para comprar a Oi móvel e arcar com os investimentos iniciais , por isso que formaram um grupo para compra . O cade e os órgãos reguladores permitiram porque se não ouve-se compradores a OI não só quebraria como daria um calote nos seus credores e também no governo e com milhares de pessoas sem a cesso a… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro RJ
Renata Viana Silva

Algar e Sercontel não quiseram entrar no páreo…
agora querem melar o negócio!
Tem dedinho do Tanure aí!

Cidade - UF
Anápolis
Renata Viana Silva

Os conselheiros do CADE precisa deixar a Oi seguir adiante!
A Oi vai focar somente em fibra para a ser a maior do Brasil!
Seria muito pior a Oi falir; ninguém receberia!
E os clientes ficariam a mercê, sem sinal, sem saber o que fazer.

Cidade - UF
Anápolis