Após anunciar que a partir de 30 de junho modelos antigos não terão mais acesso ao app, WhatsApp foi notificado pela Associação de Defesa do Consumidor. |
Nesta semana, o WhatsApp anunciou que, a partir de 30 de junho, o aplicativo de mensagens deixará de funcionar em celulares que possuem versões antigas de sistemas operacionais. A justificativa? Softwares antigos não são capazes de garantir a segurança necessária, nem recursos suficientes para as futuras melhorias do aplicativo.
Quem não gostou nada da história foi a Proteste (Associação de Defesa do Consumidor), que decidiu, nesta terça-feira (13), notificar o Facebook – dono do app de mensagens instantâneas – contra a suspensão do serviço. Na opinião da Associação, essa atitude é um desrespeito ao consumidor.
A reflexão que a Proteste sugere aos consumidores e, principalmente, ao Facebook e WhatsApp, é a seguinte: se as próprias operadoras de telefonia não limitam seus serviços de acordo com a “idade” dos celulares, por que um serviço de mensagens deveria agir de forma diferente? Muitos consumidores, por exemplo, preferem permanecer com um aparelho mais antigo. E se o celular funciona normalmente, a atualização deveria ser um direito, ao contrário da ação de torná-lo incompatível com um serviço de comunicação tão utilizado nos dias de hoje.
Os aparelhos que darão adeus ao WhatsApp no fim do mês são:
- BlackBerry OS
- BlackBerry 10
- Nokia S40
- Nokia Symbian S60
- Android 2.1
- Android 2.2
- Windows Phone 7
- iPhone 3GS/iOS 6.
Segundo o WhatsApp, apenas 0,5% dos usuários possuem esses aparelhos.
LEIA TAMBÉM: