![]() |
Atolada em dívidas, entenda agora quais os próximos passos que a Oi deve dar depois do pedido de recuperação judicial. |
A Oi acabou de comunicar, logo após o fechamento do mercado desta segunda-feira, 20, que abriu um processo de recuperação judicial perante a Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, onde fica a sua sede. A decisão foi tomada pela operadora e aprovada pelo seu Conselho Diretor, por conta da grande quantidade de dívida que a companhia acumula. No processo, a operadora pede um total de R$ 65,4 bilhões para sanar suas dívidas – o maior aporte já solicitado por uma empresa brasileira.
Leia o comunicado enviado pela operadora na íntegra.
Uma empresa faz pedido de recuperação judicial quando está à beira da falência. Para evitar que o pior aconteça, solicita um prazo para continuar normalmente a sua operação e reorganizar suas dívidas.
Veja abaixo algumas informações sobre o processo:
A recuperação judicial é abordada no capítulo três da Lei de Falências e Recuperação de Empresas (LFRE), de 2005.
De acordo com a lei, a recuperação judicial tem como objetivo viabilizar que a empresa supere a situação de crise econômico-financeira, buscando evitar a falência.
Com isso, a empresa mantém sua produção, o emprego dos trabalhadores e o interesses dos credores (que querem ser pagos), promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
Como uma empresa entra em processo de recuperação judicial?
O pedido de recuperação judicial deve ser feito na Justiça.
A partir do pedido, a empresa tem seis meses para tentar um acordo com credores sobre um plano de recuperação que definirá como sairá da crise financeira.
Assim que entra com o pedido de recuperação judicial, a empresa precisa apresentar um processo para o juiz. O juiz analisa esse processo e se a documentação estiver completa, emite o despacho que autoriza a recuperação.
Caso o juíz identifique algum documento fatando no processo, ele deve pedir para a empresa completar a documentação. Após o despacho, a empresa tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação à Justiça (caso contrário, o juiz decreta sua falência). Apresentando o plano, o juiz vai divulgar esse plano para que os credores se manifestem.
Os credores tem 180 dias (contados a partir do despacho) para aprovar ou não o plano. Se aprovado, a empresa entra em processo de recuperação. Se não for aprovado, o juiz decreta a falência da empresa. A negociação entre as partes é intermediada por um administrador judicial nomeado pela Justiça.
O que deve constar no plano de recuperação judicial?
A empresa tem que apresentar à Justiça e aos credores um plano de como sairá da atual crise. É um processo baseado na negociação e permite que credores e devedores apresentem as condições que acreditam ser razoáveis.
No plano, é analisada toda a parte contábil, de produção, estoque e fluxo de caixa da empresa. É necessário fazer uma a projeção de como a companhia fará para organizar as contas e sair do vermelho.
É necessário apresentar aos credores como é que as dívidas serão pagas, em qual prazo e como fará isso. Por exemplo, deve estar discriminado se o pagamento será feito em parcelas fixas, se para isso a empresa venderá bens, se irá se desfazer de uma filial etc.
O que é feito durante o processo de recuperação judicial?
Durante o processo de recuperação judicial, a empresa deve cumprir o estabelecido no plano. Enquanto isso, as operações da empresa seguem normalmente. A empresa precisa apresentar um balanço mensal para prestar contas ao juiz e aos credores sobre o andamento da empresa.
O administrador judicial nomeado pela Justiça funciona como intermediador entre a empresa, os credores e a Justiça. Caso a empresa não cumpra o que está no acordo, o juiz decreta a falência da empresa.
O que acontece com as ações da empresa durante o processo de recuperação judicial?
Quando a empresa apresenta um pedido de recuperação judicial, os negócios em bolsa de valores envolvendo suas ações ordinárias e preferenciais são suspensas.
No Articles Found
Como é encerrado o processo de recuperação judicial?
A recuperação judicial é encerrada quando a empresa cumprir tudo o que estava previsto no plano de recuperação. Se a empresa cumprir tudo o que está previsto, depois de tudo pago, o juiz finaliza o processo de recuperação.
O que acontece se a empresa não conseguir um acordo para a recuperação judicial ou não cumprir o que está no acordo?
É decretada a falência da empresa. Com a falência, o devedor é afastado suas atividades com o objetivo de preservar e otimizar a utilização produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos (inclusive os intangíveis) da empresa.
Segundo a legislação brasileira, “a decretação da falência determina o vencimento antecipado das dívidas do devedor e dos sócios”, e as partes responsáveis “serão representadas na falência por seus administradores ou liquidantes, os quais terão os mesmos direitos e, sob as mesmas penas, ficarão sujeitos às obrigações que cabem ao falido”.
Com informações de Advfn.
Leia também:
Parabéns a Oi Dessa Vez Saiu na Frente das Outras.
mt bom so falta a internet se boua tbe ne =(
Se melhorar a internet, vai ser tudo de bom!
Se tiver internet boa ja ta blz!!!!!!
Vamos aguardar!
A tim já saiu na frente. Como sempre inovando.
essas operadoras parecem os politicos brasileiros, prometem e fica tudo do mesmo jeito,(nao presta pra nada) so funciona quando é pra melhora pra eles. só tao fazendo isso porque estao quebrando.
cheeios de problemas.
essas operadoras parecem os politicos brasileiros, prometem e fica tudo do mesmo jeito,(nao presta pra nada) so funciona quando é pra melhora pra eles. só tao fazendo isso porque estao quebrando.
cheeios de problemas.
está boa, melhorou até a qualidade consideravelmente onde independente do tempo antes quando chovia, a linha chiava, agora, as ligações ficam limpas. Na banda larga fixa, lançou e está entregando as novas velocidades. Pelo que percebi, as novas velocidades da Oi estão mais baratas do que as da NET e batem de frente com a GVT.Na TV, planos com valores agressivos que não são necessários pegar aqueles combos indesejados. No celular, agora, parece que a Oi que voltar a ser a preferida pois na banda larga móvel, pode não ser em HSDPA mas fica no 3G sem quedas entre Betim… Leia mais »
Não estou puxando o saco de nenhuma mais de toda ruindade a Oi é a melhor. Tenho aqui: Oi fixo + velox, Oi Móvel e Oi Tv total com três assinaturas.
Sou vítima da oi, essa operado é uma canalhice, vamos ver se realmente essa "revolução" de se comunicar vai ser surpreendente, na minha opinião a oi é a pior operadora do brasil.
Sou vítima da oi, essa operado é uma canalhice, vamos ver se realmente essa "revolução" de se comunicar vai ser surpreendente, na minha opinião a oi é a pior operadora do brasil.
Odeio esses puxa-sacos fanboys que não entendem bsta nenhuma de sistemas moveis e vem elogiar sua operadora favorita tipo: xxxx saiu na frente.
bando de babacas, é por isso que todas são um lixo pois sempre tem um babaca elogiando as merxas que nos vendem principalmente a vivo que é a mais cara e pior de todas.
Gosto muito da oi…
O wifi deles me surpriendeu, muito rápida.
10 mega 59,90 ao mes…
E o mes todo rápido.
Tele movel boa tbm.
Tenho fixo 300 min ao mês 49,90.
A fatura vem bem direitinho.
Não é querer ser puxa saco, é que as pessoas adoram reclamar, e quando o troço ta bom ninguém fala nada
O sistema brasileiro de comunicação está atrás dos chamados primeiro mundo, parabéns para Oi Telecomunicação.
Ao invés de fazer suspense com novos serviços,deveriam melhorar os que já tem. melhorar os serviços principalmente sua internet que é um lixo. #ficaadica
A oi deveria ser chamar (oi dilma ) promete coisas que não pode cumprir coloca a culpa nos outros e da sempre pedaladas tecnicas !
Bem… na realidade a Oi já liberava minutos para qualquer operadora ao menos no plano controle há tempos. Desde o dia que resolveu inserir internet como obrigatória lançaram isso mas com opções de 10, 20 ou 60min/mês.
As operadoras rejeitadas por muitos fazendo isso, inovando mesmo que porcamente os planos, faz com que as grandes se tornem ameaçadas em não em perder cliente mas em tráfego de utilização de linha diminuir.
Se for varios números num chip so igual nos EUA vai ser bom, vou poder comprar meu iPhone
Aqui em são Paulo a melhor é a Nextel
Aqui em são Paulo a melhor é a Nextel
Nextel aluga a estrutura física da Vivo, que é a operadora mais cara, tinha um ótimo sinal e agora está péssima por compartilhar as antenas a bosta da Nextel. Aqui o Rio de Janeiro a Nextel é a pior de todas.
Tim mais uma vez saiu na frente no anúncio, mas a Oi não deixou barato, não nada a desejar em termos de sinal e promoções. O 4G da Oi na cidade do Rio de Janeiro é ótimo.
A Nextel é tão ruim, tão ruim que um cliente quebrou uma loja todinha na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.
Tem que ficar esperto com as pegadinhas que tem por trás de toda promoção q todas operadoras oferecem
Espero que, com essa promoção, as outras Operadoras façam o mesmo. Pois do contràrio perderão clientes.Parabèns à OI!
a vivo e a operadora mais ladrona que ja conheci
A TIM já lançou o plano controle no novo plano. 50 reais por mês, 1gb de internet + SMS ilimitado + 500 minutos por mês pra falar com qualquer telefone, seja fixo ou celular. Lembrando que ligando de TIM pra TIM, serão descontados desses 500 minutos também. Se acabar esses 500 minutos antes de 30 dias, voce pode comprar o pacote adicional de 40 minutos por 3 reais.(não sei o prazo de validade disso) e se os 1gb de dados não for suficiente você compra 150mb por 3 reais (não sei o prazo de validade disso). Tomara que a Oi… Leia mais »
Hoje já é dia 03… cade a novidade??
Vamos ver se vale a pena continuar com a Oi, pq já ia mudar de operadora
tim beta já liberaram <3
tim beta já liberaram <3
a Claro esta uma bosta so sabe criar tarifas,e sumir com o nosso cretidito e vc nao sabe pra onde vai,pensa que nos somos burro, e nao gerenciamos nosso saldo e com oque usamo,vou mudar para Tim ou OI.