02/04/2025

Seu celular pode pegar em todos os municípios com ideia da Anatel

Ainda em 2019 deve entrar em vigor um acordo de roaming entre as quatro principais operadoras do país nas cidades com menos de 30 mil habitantes.



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em conjunto com as empresas de telefonia, quer colocar em prática ainda este ano o projeto “Roaming 30K”, que prevê que todos os municípios com menos de 30 mil habitantes sejam atendidos pelo modelo de roaming de voz e dados entre as quatro principais teles do país.


Mais de 1.700 cidades já solicitaram a presença do projeto. Essa união das operadoras seguindo esse modelo pôde ser visto recentemente em Brumadinho, com um acordo de roaming entre Claro, Vivo, TIM e Oi para prover sinal 4G na região, facilitando o trabalho das equipes de resgate.



É bom deixar claro que com esse projeto “Roaming 30K”, a Anatel não está permitindo um roaming total, em que todas as operadoras acessam as redes das outras, para evitar que um cliente que esteja na área da sua prestadora seja indevidamente atendido por outra empresa, encarecendo o serviço. Inviabilidades técnicas também estão na lista dos impedimentos.
O objetivo da Anatel é que, num primeiro momento, nas cidades em que haja mais de uma prestadora, apenas uma delas seja a responsável por receber os clientes das demais operadoras que não operam naquela região.

Atualmente todos os municípios do território nacional possuem cobertura de pelos menos uma operadora. Isto significa que, com a medida, se uma operadora sempre vai atender as demais, clientes de qualquer operadora terão sinal em todos os municípios do Brasil.

VIU ISSO?


Já numa segunda fase será possível viabilizar a utilização da rede de uma operadora por um usuário de outra, caso ele esteja na área de sombra de sua prestadora nativa, mesmo que exista cobertura da mesma na sede municipal. Isso deve melhorar o sinal em estradas e áreas rurais.
Segundo dados da Anatel, existem 667 municípios com menos de 30 mil habitantes com apenas uma prestadora, 1.356 com duas prestadoras, 919 com três e 1.545 com quatro ou mais.

18 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
18 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Luiz Alberto Bonela

Nao sou cliente cda claro,ja fui,mas ha de c reconhecer q a claro nos ultimos anos investiu muito em cobertura e em infraestrutura,por isso esta colhendo o q plantou.Aqui na regiao de ribeirao preto,ela é a q mais possui antenas 4g,so perde pra vivo nos distritos onde vivo possui cobertura 3g e a claro nao,mas a claro esta lucrando tanto pelos frutos q plantou.

Eduardo Silva Feitosa

Onde eu moro infelizmente a Claro é um lixo, investiu e deixou a cidade de lado. Consequência: O número de clientes quintuplicou em 6 meses, a Claro não investiu em infraestrutura e uma internet 4G que antigamente batia a marca de 5 megas, hoje não chega a 20Kbps (Quase 3x pior que internet discada). Realmente eu queria que a Claro quebrasse porque mesmo milhares de clientes reclamando dos péssimos serviços prestados, eles não movem um dedo para otimizar a cobertura!

Fabio Luiz Pamplona

Avante Claro! Só falta o Volte! Consigo 200 Mbps de download e 50 Mbps de upload no meu bairro aqui em São Paulo , capital.região do BRÁS.

Fernando

A Claro e a vivo são as melhores em cobertura 3g e 4g, por isso a claro lucra muito.

Rogério Pires

Sou cliente NET a quase 02 anos no Combo com TV + Banda Larga 120M + Fixo = R$ 198,00. Muito satisfeito com a qualidade dos equipamentos e principalmente com estabilidade da banda larga (entrega até mais do que o contratado), ao menos aqui na minha cidade – Uberlândia – MG.

ADXB

De minha parte eles não veem mais nenhum tostão pois pega muito ruim por aqui

Ronaldo Cardoso

Realmente a Claro se destacou e está colhendo o que plantou,fui cliente vivo controle a muito tempo e faz um mês que estou na Claro a velocidade entre vivo e Claro não se compara da de dez a zero no sinal e no atendimento onde eu moro em Vitória-ES.