Operadora insiste em questionar os critérios usados para expansão da rede 4G. |
A Vivo entrou com um recurso na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando a revisão da obrigação de a operadora ter que cobrir áreas urbanas próximas ao distrito sede de cada cidade. Segundo a operadora, esta obrigação ampliaria muito a cobertura, sem necessidade.
Segundo o edital do leilão das faixas de frequência para transmitir a internet de quarta geração, as empresas de telefonia responsáveis pela instalação dos equipamentos LTE devem cobrir até metade (50%) da área urbana próxima ao centro de cada município.
Em resposta, a Anatel decidiu manter todas as regras já acordadas tanto com a Vivo como com as demais operadoras, e solicitou que a empresa da Telefônica pare de questiona-las, pois seria um “enriquecimento sem causa” da empresa não cumpri-la. A Agência reforça ainda que desde o leilão de instalação da tecnologia 3G no país que adota a mesma regra, e nenhuma operadora reclamou até hoje do método utilizado.
Dados da internet 4G
Apesar de ter a liderança absoluta em cobertura de rede 3G, a Vivo perdeu a sua majestade no que se refere a instalação da 4G. A TIM é quem possui a cobertura majoritária da tecnologia no Brasil, com 411 municípios cobertos, seguida pela Claro (189 municípios), Vivo (183), Oi (147) e Nextel (10).
Leia também: