![]() |
Operadora trocou o nome do aplicativo para “app de mensagens” em comercial com o cantor Samuel Rosa. |
Quem assistiu ao The Voice Kids Brasil neste domingo (3) deve ter notado que a Claro é a patrocinadora oficial do programa. Foi possível notar também que, durante a veiculação da propaganda da empresa no reality show musical, o comercial com o cantor Samuel Rosa foi alterado.
A Claro removeu os trechos do comercial em que o nome do aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook – WhatsApp – era mencionado. Ou seja, o jingle cantado pelo vocalista do Skank ficou assim:
“Surfar na web todo mundo quer.
Na Claro a gente curte ainda mais.
É ilimitado, pode aproveitar,
Um mês inteiro nas redes sociais.
Avisa que a internet a Claro turbinou,
Rede social e WhatsApp app de mensagens.
Quem tá na Claro tá com o chip certo,
É o chip da internet e ainda tem ligação.”
A locução de anúncio da oferta também foi mexida: “Só a Claro te dá WhatsApp app de mensagens e redes sociais ilimitadas e planos a partir de R$ 31,90 mensais, sem consumir sua internet. Aproveite!”, finaliza o vídeo.
Reveja o filme de 30 segundos original, sem as modificações:
Mudança foi imposição da TV Globo
Mesmo a Claro tendo todo o trabalho de fazer duas versões para todos os seus comerciais em que é citado o WhatsApp, a alteração foi necessária devido a uma cláusula dos contratos publicitários realizados junto à TV Globo, maior emissora de televisão do Brasil.
A Globo passou a exigir, desde 2011, que os anunciantes que façam propaganda de empresas digitais – como WhatsApp, Facebook e Twitter – paguem uma taxa extra na hora de adquirir espaço nos seus blocos comerciais. Segundo fontes do mercado publicitário, essa taxa às vezes chega a custar o dobro do valor do anúncio, compensando mais para o anunciante gastar um pouco para realizar a alteração na campanha publicitária.
A justificativa dada pela empresa de mídia é simples: ao citar o nome de redes sociais, essas empresas norte-americanas bilionárias estão ganhando destaque e divulgação gratuita dentro do veículo de mídia com o maior alcance do país.
Portanto, se quiser ter o seu aplicativo divulgado dentro da Globo, Mark Zuckerberg terá que pagar para a emissora, ou torcer para que alguma outra empresa esteja disposta a pagar por isso – o que é muito difícil de acontecer, vide a atitude da Claro de acatar a decisão da emissora e passar a produzir sempre duas versões de uma mesma campanha.
Leia também:
Pouca mudança sinceramente. Ainda que seja um avanço, qualquer um dos pacotes não inclui ligações em roaming nacional. Ligação ddd só para claro, mesmo assim só se tiver no DDD de origem. E nos pacotes de Internet? Facebook e Twitter agora descontam da franquia de dados. Ligação pelo WhatsApp também desconta. Então para que ficar na Claro? A Tim tá cada vez com cobertura 4G maior, então ADEUS Claro!
Quer dizer que o plano que tem minutos nao tem dados… ah ta!
Claro pré, aqui vc fala muito pouco.
Quando eu achava que nada podia piorar, lá vem a Claro com suas "promoções" nada promocionais. Quer dizer que os clientes agora tem que pagar duas vezes pra ter o que outras oferecem em uma única cobrança?
A Claro precisa se decidir se copia a Vivo ou Tim/Oi. Tentar misturar as duas ficou bizarro!
A Vivo muito embora tem boa cobertura já anda pecando, pois expandiu sua rede 2G e 3G até certo ponto e parou. Segundo dados do site Teleco acessado em 18/10/2016, podemos constatar que a Vivo leva sua cobertura 2G a 3.757 municípios e mantém esse número desde 2014 sem expandir mais, ou seja, desde 2014 que ela parou e não tem interesse mais em expandir sua rede para outros municípios, são praticamente 2 anos, parou no tempo. Pode não parecer, mas é importante que a expansão do 2G seja feita enquanto o 3G não chega, pois muitos municípios só tem… Leia mais »