Em contraste, TIM lança nesta quinta, 06, campanha na televisão para reforçar acordo comercial com o aplicativo. |
O mais novo presidente da Telefônica Vivo, Amos Genish, também diretor e fundador da GVT, disse durante o Congresso ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) 2015, que o WhatsApp é “pirataria no pior sentido”. Ele estava comentando sobre os risco que as empresas de TV paga correm com o crescimento acelerado do serviço de streaming Netflix no Brasil, quando disse aos jornalistas presentes que o “WhatsApp é bem mais perigoso que o Netflix, é uma ameaça que precisamos entender melhor”.
Genish não parou por aí, e atacou ainda mais o aplicativo de mensagens do Facebook: “Eles estão trabalhando contra a lei brasileira […] É pirataria no pior sentido, é um operador na Califórnia usando nossos números e clientes e sem obrigações regulatórias, jurídicas e fiscais. Não vai acontecer nunca de fazermos parceria.”
As obrigações a que Amos se refere são as que os órgãos regulatórios solicitam e cobram das operadoras telefônicas, como a taxa anual do Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações). Estima-se que a Telefônica Brasil, dona da Vivo, pague cerca de R$ 4 bilhões todos os anos pelos números de celular que mantém ativos em sua base.
Para finalizar, o presidente da Vivo/GVT disse não se pode medir os prejuízos que os aplicativos estão trazendo as empresas de celular agora porque são ferramentas recentes, mas deu um recado a concorrência: “Espero que as outras operadoras acordem para isso.”
Ele se refere obviamente as empresas TIM e Claro, respectivamente a segunda e terceira das maiores telefônicas móveis do Brasil. Ambas vem apostando massivamente num acordo que fizeram com o Facebook para oferecer os serviços do WhatsApp sem descontar da franquia de internet contratada.
Campanha na TV para o Turbo WhatsApp
A TIM, por exemplo, parece ter ignorado a recomendação do israelense Amos Genish e reforçou ainda mais a divulgação da sua parceria com o WhatsApp. A oferta Turbo WhatsApp da TIM ganhou uma campanha publicitária que passa a ser exibida a partir desta quinta-feira (06) nas principais redes de TV do Brasil.
No filme de 30 segundos, a operadora mostra um rapaz que fica correndo de estabelecimento em estabelecimento através de um ponto Wi-Fi para se comunicar através do aplicativo de comunicação. A atriz global Dani Suzuki aparece no vídeo e apresenta a solução: “Não fique preso ao WiFi. Libere seu WhatsApp com o novo Turbo WhatsApp”.
Se você ainda não sabe, o Turbo WhatsApp lançado pela TIM permite aos clientes participantes receberem uma franquia de 50 MB de dados todos os dias para utilizarem os principais serviços do app WhatsApp. Além disso, uma franquia de 50 MB adicionais válida por 30 dias é liberada, para utilizar caso o consumidor precise acessar algum outro serviço da web.
Assista abaixo:
A campanha de divulgação do benefício também vai contemplar anúncios em mídia impressa, outdoors e spots de rádio.
Leia também: