|
Outra que fez companhia para a Oi no “campo das perdedoras” foi a NET. Veja e analise os dados completos. |
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou que em janeiro de 2015 o Brasil possuía 19,6 milhões de assinaturas de TV fechada. 1,4 milhão a mais do que o mesmo período do ano passado. Segundo métricas populacionais medidas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), isso significa que 29,79% das casas do país já possuem o serviço.
Na disputa das operadoras pelo mercado de TV paga, uma surpresa: a
Oi apresentou uma leve queda no número de clientes (-38.115), a primeira queda desde março de 2014, onde a operadora saltou dos 828 mil usuários para até 1,30 milhão em dezembro. No entanto, quem perdeu clientes mesmo foi a
NET, que em processo de união com a
Claro e
Embratel fez “fugir” 507.689 assinantes.
Apesar da queda dessas duas, as demais operadoras conseguiram ganhar um pouquinho de novos clientes. Estamos falando da Claro, que
após perder 395.536 usuários em dezembro, apresentou um ganho de 556.247 em janeiro. Depois vem a
GVT, que adicionou 17.465 novos usuários a base,
Vivo (+5.580) e
Sky (+2.917).
Uma observação: se você comparar este artigo com o
publicado no ano passado, vai ver que aqui acabamos de informar que em dezembro de 2014 a Claro TV perdeu 556.247 clientes. No
artigo que tratava dos números de dezembro, dissemos que a Claro perdeu 395.638. Essa diferença de 102 clientes foi resultante de uma falha nos dados informados pela Anatel, corrigidos nos dados referentes ao mês de janeiro (estes).
Veja abaixo o gráfico que mostra as adições líquidas das principais operadoras de televisão do Brasil:
Parece até uma gangorra, ao passo que a Claro perdeu clientes em dezembro, a NET permaneceu firme para compensar as perdas da co-irmã. Em janeiro, a situação se inverteu, a NET perdeu mais de 500 mil usuários, e para compensar, a Claro ganhou mais de 550 mil, fazendo o Grupo América Móvil (formado pela Claro, NET e Embratel) permanecer na liderança isolada do mercado de TV, com 10,21 milhões de clientes. A segunda maior empresa de TV paga é a Sky, com 5,64 milhões de assinantes. Depois vem a Oi (1,26 milhão), GVT (899 mil) e Telefônica/Vivo (776 mil).
* O resultado de adições líquidas é calculado levando em conta o número de novos clientes que uma empresa recebeu, subtraído ao número de cancelamentos realizados no período analisado.
Leia também: Claro TV fechou 2014 com fuga surpreendente de clientes
Vivo é líder isolada em ganhos de clientes em em janeiro
Vivo Speedy e Oi Velox continuam perdendo clientes em 2015