Em compensação, rivais ajudaram o mercado de banda larga crescer e fechar janeiro com 24,11 milhões de acessos. |
Veja o gráfico para entender melhor:
O conglomerado de serviços fixos da América Móvil formado por NET e Embratel atende a maior quantidade de usuários banda larga fixa no Brasil, com 7,59 milhões de usuários. Depois vem a Oi (6,54 milhões), Telefônica/Vivo (4,06 milhões), GVT (2,97 milhões) e Algar Telecom (416 mil).
Como é possível ver no gráfico acima, a junção das operadoras menores representa 10,2% da fatia do mercado brasileiro de banda larga. E é entre essas empresas que a briga por espaço é ainda mais apertada. A Live TIM, por exemplo, que possui atualmente 156 mil clientes, ultrapassou a Sercomtel em julho do ano passado no número de assinantes. Hoje, a Sercomtel tem uma base de 142 mil usuários.
Outra empresa de menor porte no setor é a Sky, que desde 2012 passou a oferecer internet via LTE/4G para várias regiões do país, mas autorizada como uma operadora de serviços fixos em 98 municípios. A banda larga da Sky fechou janeiro de 2015 com 119 mil assinantes, um crescimento de 722,55% em relação a quantidade de clientes que tinha no mesmo período do ano passado (16 mil).
* O resultado de adições líquidas é calculado levando-se em conta o número de novos clientes que uma operadora conquistou, subtraído pelo número de cancelamentos registrados no período analisado.
Leia também: Banda larga fixa da Telefônica/Vivo fecha 2014 com perda de clientes
Celular: Claro volta a liderar ganhos de clientes em dezembro