O WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas pelos brasileiros. |
Existe um inquérito na delegacia de proteção a criança e ao adolescente, e a delegacia precisou de informações contidas no WhatsApp para ajudar no caso e o aplicativo se negou a dar, e não foi só uma solicitação foram vários pedidos negados.
Então um juiz de Teresina, no Piauí, determinou que as operadoras de telefonia móvel e os provedores de infraestrutura, backbones (que conecta o Brasil a internet) bloqueassem o acesso ao WhatsApp em até 24 horas em todo o Brasil.
O responsável pela decisão é o juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina. Ainda não se sabe por quanto tempo o serviço deve ficar fora do ar.
Esse processo já corria em segredo de justiça desde 11 de fevereiro. A decisão foi baseada nos artigos 11 e 12 do Marco Civil da Internet, que abrangem a responsabilidade dos provedores de internet e aplicativos – ainda não foram regulamentados, e não são válidos enquanto isso não for definido e um decreto presidencial para confirmar.
Se quando nós mandávamos aquelas piadas sem graça no WhatsApp de que iríamos ficar sem o aplicativo já ficávamos assustados, agora a probabilidade é muito maior de que isso ocorra. Porém, há uma chance mínima de que o processo seja cassado.
Por Hugo Felipe Souza Cruz (via Minha Escrita) – Escreva também e ganhe dinheiro!