A Vivendi é dona da GVT e dos estúdios Universal e já há algum tempo que está se desfazendo de algumas operações para reduzir dívidas. |
O conglomerado francês de comunicações Vivendi, que no Brasil controla a GVT, informou ter concluído a venda de 53% de participação que possuía na Maroc Telecom para a Emirates Telecommunications, também conhecida como Etisalat.
O valor final da operação foi de 4,13 bilhões de euros (US$ 5,7 bilhões), após a realização de ajustes no preço. A Vivendi assinou um acordo com a Etisalat em novembro de 2013 para fazer a venda da participação majoritária por 4,2 bilhões de euros (US$ 5,8 bilhões).
A venda da Maroc Telecom faz parte da estratégia do grupo francês de se desfazer de operações não essenciais ao seu negócio e se concentrar nas divisões de mídia e conteúdo. A conclusão do acordo também permitirá à Vivendi avançar em sua estratégia de redução dos níveis de endividamento.
No ano passado, a Vivendi reduziu seu endividamento líquido em 17,2%, para 11,1 bilhões de euros. Com a venda, o endividamento da companhia seria reduzido para 6,9 bilhões de euros, segundo cálculo da própria Vivendi.