Estudo avaliou a rede de internet de sessenta e sete países. Brasil recebeu nota 5,32 e ocupou o terceiro lugar na América Latina. |
O Brasil ocupa a 30º posição em um estudo sobre cobertura de banda larga divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo avaliou os países da América Latina e também países desenvolvidos integrantes da OCDE, totalizando 67 nações, incluindo Japão, Estados Unidos e boa parte dos países europeus.
Com nota de 5,32 o Brasil ficou em terceiro colocado entre os países da América Latina, atrás apenas de Chile e Barbados. A média do continente é de 4,37 pontos.
A marca atingida pelo Brasil está longe do valor alcançado pelos líderes do ranking, Suécia (7,28), Coreia do Sul (7,18) e Islândia (7,05). O índice procura medir o impacto da banda larga no desenvolvimento dos países.
O indicador criado pelo BID combina 37 fatores. A cada um deles é atribuída uma nota de 1 (menos desenvolvimento) a 8 (mais desenvolvimento) para produzir o índice geral. Os indicadores são selecionados com base em quatro pilares: as políticas públicas e a visão estratégica, a regulamentação estratégica, a infraestrutura e as aplicações e conhecimento.
De acordo com um estudo recente do BID, um aumento de 10% na penetração de serviços de banda larga na região significaria um aumento médio de 3,2% no PIB e um crescimento da produtividade de 2,6%.
Com informações de iG.