A Wizi fechou um acordo com a Vivo que vai permitir levar aos 65 milhões de clientes da operadora a tecnologia de geolocalização da fabricante. A internacionalização da Wizi prossegue na Ásia.
Afirmou-se primeiro no mercado com o Wizi Location um produto que junta as tecnologias de geolocalização à lógica das redes sociais. Em 2012 a Wizi, estreou a nova oferta, mantendo uma lógica de distribuição através das operadoras de telecomunicações, mas adicionando-lhe o claro propósito de internacionalização e as condições para alcançar esse objetivo, como explica ao TeK Paulo Dimas, CEO da empresa.
Enquanto o primeiro produto da empresa portuguesa, o Wizi Location, estava centrado no compartilhamento de determinada localização num mapa, o Radar evoluiu para uma lógica de integração dos contatos do utilizador em diversas redes sociais. Este universo de amigos é mapeado e permite partilhar e receber informação sobre quem está em determinado local, como um restaurante, um bar ou um café.
Outra diferença entre os dois produtos está no fato de o Radar ter sido desenvolvido principalmente para uma utilização em smartphones ou em feature phones (Radar SMS), aproveitando o universo potencial de utilizadores que podem ter acesso à aplicação. Como explica Paulo Dimas, este foi um passo essencial para garantir o interesse no produto por parte de operadores em países emergentes, onde a penetração de smartphones ainda é baixa e onde deverá crescer lentamente ao longo dos próximos anos.
Tirando partido dessa versatilidade a aplicação estreou-se a nível mundial no Bangladesh. Nos últimos meses a empresa fechou também um acordo aqui no Brasil, com a Vivo, que está a ultimar o lançamento da oferta ao cliente. Voltou já ao sudoeste asiático para procurar novas oportunidades.
Para suportar este processo de internacionalização a empresa portuguesa está neste momento numa ronda de financiamento, onde deverá angariar um novo investimento de capital da Portugal Ventures. A capital de risco já apoiou o projeto numa fase anterior.
A aplicação que centra o negócio da Wizi também está em processo de evolução. O lançamento da versão 2.0 deste Radar ficará disponível no primeiro trimestre do próximo ano. A nova versão caminhará para uma diversificação ainda maior das fontes de localização suportadas e para a integração de redes sociais que não têm geolocalização, como o LinkedIN.
Por enquanto, o Radar integra redes sociais como o Facebook, Twitter, Foursquare ou, mais recentemente, o Instagram e está disponível através de aplicações para iOS e Android, customizadas para as redes dos operadores que oferecem o serviço.