Plataforma ainda não possui um aplicativo oficial. Novelas e outros produtos da emissora estão disponíveis.
Sem muito alarde, o SBT fez o lançamento da sua própria plataforma de streaming. Será que agora a emissora de TV aberta segue os moldes da Globo e Record, que investiram no Globoplay e PlayPlus, para embarcar de vez no mercado de vídeo sob demanda?
Não necessariamente. O “SBT Vídeos” funciona como um agregador de conteúdo e disponibiliza vídeos hospedados no YouTube, não listados nas buscas da plataforma.
A parte tecnológica do serviço ainda não é tão desenvolvida quanto a de seus concorrentes. O VOD da emissora de Silvio Santos funciona apenas na versão web, sem aplicativo mobile. Mas, para felicidade dos fãs, é gratuito.
Pode ser que futuramente o SBT passe a cobrar por uma assinatura e incorpore vídeos diretamente em seu site. No entanto, de início, todas as atrações produzidas pela rede estão disponíveis gratuitamente para os fãs das novelas, programas e outros shows produzidos.
Com o lançamento, a emissora deixa de ser tão dependente do YouTube para lançar suas produções no digital. Recentemente, o popular site de vídeo anunciou uma severa mudança para os canais infantis.
Um processo nos Estados Unidos fará com que a plataforma deixe de remunerar, permitir comentários e até mesmo notificar sobre qualquer produção infantil publicada.
VIU
ISSO?
– Globo
se prepara para competir com a Netflix pelo mundo
– Downloads
do PlayPlus, da Record, chegam a 100 mil em cinco dias
– Lobby
do SBT e Record pode encarecer TV Paga, afirma colunista
Com isso, o SBT terá uma grande perda no lucro que obtinha com a publicação de suas novelas e outros programas voltados para o público infantil diretamente no YouTube. Uma maneira que era estratégica para fisgar as crianças que não são familiarizadas com a rotina ou programação de uma TV aberta, refém de horários específicos.
Por mais que ainda utilize o sistema do YouTube, o site poderá ter ganhos independentes, além de ser um meio para medir o interesse do público por novelas na íntegra e outros produtos da emissora.
No futuro, é bem provável que o SBT Vídeos evolua para um negócio de streaming, com cobrança de assinatura e aplicativo. Afinal, o apelo infantil da marca é o maior chamariz para que o canal passe por um completo processo de digitalização.
No YouTube, o SBT é o canal de televisão mais assistido da plataforma.
O site disponibiliza também a transmissão ao vivo da programação do SBT. Conheça: sbtvideos.com.br
Com informações do TudoCelular