Operadora vai utilizar nova tecnologia que permite aumentar em 4 vezes os limites da capacidade atual da banda larga fixa.
Nesta quarta-feira, 30, a Oi anunciou que pretende lançar no primeiro semestre de 2020 novas soluções para sua rede de fibra óptica. Entre elas, a tecnologia XGS-PON, que amplia em até 4 vezes os limites da capacidade da rede atual de banda larga fixa.
O XGS-PON é um novo padrão de redes ópticas passivas que pode suportar transferência de dados de até 10 Gbps. A atual é de 2,5 Gbps.
Em parceria com a Nokia, a Oi pretende atualizar a sua rede existente com o XGS-PON que permite, entre outras vantagens, a banda larga simétrica. Isso significa que a velocidade da internet contratada de download será a mesma de upload.
Com o avanço do streaming, 5G e outras tecnologias emergentes, que exigem larguras de banda cada vez maiores, o desenvolvimento deste e de outros padrões têm se tornado essencial e estratégico para a operadora.
VIU ISSO?
–> Oi lança 4,5G em mais 9 municípios
–> Wi-Fi gratuito da Oi no Rock in Rio atinge velocidade de 210 Mbps
–> Oi Fibra ganha expansão no Rio Grande do Sul
Existe a expectativa que nos próximos 5 anos a tecnologia XGS-PON será dominante nas redes de fibra óptica das operadoras.
Atualmente, a Oi possui a maior rede de fibra óptica do Brasil, com mais de 376 mil quilômetros instalados, em 76 cidades. Até o fim do ano, a operadora pretende atender 5 milhões de casas.
“Nossa rede representa um ponto de partida privilegiado para as transformações que vão ocorrer no Brasil em conectividade e serviços, pois nos confere capacidade superior para viabilizar tanto a banda larga por fibra como o 5G no país”, afirma Rodrigo Abreu, executivo de operações da Oi.
Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.