Cobertura da operadora viabiliza o desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas em todo o país.
Nesta quinta-feira, 31, a TIM anunciou que a sua cobertura da tecnologia NB-IoT, plataforma comercial que possibilita o desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas (IoT), atingiu a marca de três mil municípios.
O NB-IoT (Narrow Band IoT) é um novo padrão de rede que melhora significativamente o consumo de energia dos dispositivos, capacidade do sistema e a eficiência do espectro, aumentando em mais de 40% a cobertura tradicional, algo fundamental para aplicações IoT.
A disponibilidade desse padrão permitirá que as soluções desenvolvidas não se limitem às grandes cidades, beneficiando municípios afastados das capitais. A ideia é criar parcerias com empresas públicas e privadas e viabilizar novas aplicações que antes eram limitadas para poucas cidades.
Com a tecnologia será possível criar cidades inteligentes, por exemplo, habilitando soluções em semáforos, sensores de poluição, medidores de energia elétrica, entre outros.
VIU ISSO?
–> Conheça o Laboratório 5G da TIM no Nordeste
–> Telecom Italia pretende fazer cisão de seus ativos
–> TIM lança serviço de assinatura de games
A ideia é que as regiões rurais também sejam beneficiadas pela expansão da cobertura 4G, com dispositivos que fazem medições meteorológicas, controlam a umidade do solo ou monitoram pragas, ajudando o produtor a ter informações em tempo real.
“Somos a única operadora no mercado brasileiro a cobrir a maior parte do território nacional com a plataforma. Com este investimento, nos colocamos no papel de facilitadora para o desenvolvimento desta gama infinita de soluções de IoT que vão influenciar cada vez mais a vida de todos nós”, comemora, Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da TIM.
Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.