22/11/2024

Claro e Nextel recebem prêmio da Anatel

Operadoras foram reconhecidas por soluções inovadoras no atendimento aos consumidores.

Nesta terça-feira, 5, durante cerimônia do 22º aniversário da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras Claro e Nextel receberam o Prêmio Anatel — Prática Inovadora 2019.

A premiação reconhece ações inovadoras das empresas de telecomunicações com foco em melhorar o atendimento e a satisfação dos clientes.

Na categoria Prestadoras de Pequeno Porte (PPP), a Nextel venceu com o seu projeto “Somos todos clientes”. Também concorreram na categoria PPP as operadoras Algar Telecom, Copel, Unifique e Idigitais.

A Nextel promoveu uma mudança cultural interna ao colocar a satisfação do consumidor como sua principal diretriz, adotando métricas para compor o bônus colaborativo aos funcionários. Com isso, a empresa conseguiu reduzir o número de reclamações na Anatel e aumentar a nota do consumidor para os atendimentos realizados pelo consumidor.gov.br.

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Já na categoria das prestadoras que não se enquadram na categoria de pequeno porte, a Claro foi premiada com o “Aplicativo Meu Técnico”, que permite ao cliente receber notificações sobre a visita de um técnico em sua casa, bem como ter acesso ao nome e foto do profissional, entre outras funcionalidades.

O app ajudou a reduzir o número de ligações na central de atendimento da operadora, o número de reclamações na Anatel e também as visitas improdutivas.

Também participaram nesta categoria projetos da Oi, Vivo e TIM.

A avaliação foi feita por uma comissão formada por sete membros, sendo dois servidores da Anatel, um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), um representante do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST), um representante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e dois acadêmicos convidados pela Anatel.

Os critérios de avaliação foram o impacto da solução apresentada, o alcance junto aos consumidores, resultados conquistados e o compromisso de manutenção do projeto ao longo do tempo.

“Continuaremos a reforçar medidas que possam efetivamente empoderar os consumidores, de forma que sejam agentes cada vez mais ativos na regulação”, declarou Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel.

Com informações de Anatel.

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