Em agosto, o mesmo executivo criticou ofertas da Nextel e Oi.
Nesta quarta-feira, 6, durante teleconferência com analistas para apresentar os resultados do terceiro trimestre da operadora, Pietro Labriola, diretor-presidente da TIM, afirmou que a concorrência atual no setor de telefonia está menos agressiva.
Há 3 meses, o mesmo executivo criticou a Nextel (recentemente adquirida pela Claro) e a Oi, por oferecer planos de telefonia irracionais e que não eram sustentáveis no longo prazo. Na época, Pietro deu como exemplo um plano da Oi de 50Gb, por R$ 99,90, uma postura que ele considerou agressiva para atrair consumidores.
Segundo analistas de mercado, o crescimento de 2,3% na receita da operadora pode ser explicado pelo ambiente pouco competitivo atual. Além disso, o esforço da TIM em vender planos pré-pago e pós-pago e a expansão do serviço TIM live, de banda larga fixa, ajudaram a explicar o bom resultado, porém esperado.
A redução das despesas operacionais no período também foi bem-vista, no entanto, o aumento de 34% na inadimplência preocupa os analistas. O número cresceu em decorrência do aumento da base de clientes dos planos pós-pagos da TIM, em um ambiente economicamente desafiador para os brasileiros.
VIU ISSO?
–> Lucro ajustado da TIM cresce 61% no terceiro trimestre
–> Black Friday: TIM dá até 10GB de bônus de internet
–> TIM Beta envelheceu? Exclusividade do plano não é mais a mesma
Também foi abordada na apresentação a possibilidade de compartilhar a infraestrutura da TIM com a Vivo. Tal acordo permitirá as duas operadoras reduzirem seus custos operacionais em 2021 e 2022.
As ações da TIM (TIMP3) fecharam o dia com alta de 4,35%, valendo R$ 12,47. Os papéis, que permaneceram estáveis ao longo do mês de outubro, subiram mais de 8% somente na última semana, em decorrência da expectativa de divulgação dos bons resultados da companhia.
Com informações de Valor Econômico.