Resultado foi levemente inferior à pesquisa anterior realizada pelo órgão.
Nesta quarta-feira, 7, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o resultado da terceira edição do Índice de Satisfação dos Usuários dos Serviços Prestados pela Anatel (ISSA). A pesquisa recebeu respostas de mais de 1,5 mil consumidores, entre abril e junho.
Os consumidores deram a nota de 4,57 para a Anatel, numa escala de 1 (totalmente), 2 (muito) e 3 (pouco) insatisfeitos; e 4 (pouco), 5 (muito) e 6 (totalmente) satisfeitos.
O índice atual é menor que a pesquisa anterior (4,59), realizada entre novembro de 2018 e março de 2019.
O questionário enviado aos usuários cadastrados na agência, avaliava 15 itens, entre eles, agilidade nos procedimentos de solicitação de serviços, clareza nas informações fornecidas, burocracia, facilidade de acompanhamento ou obtenção do serviço no prazo.
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No serviço de atendimento ao consumidor, que trata do recebimento e solução de problemas dos consumidores junto às operadoras, o índice de satisfação foi de 4,43, o que entra na categoria de “pouco satisfeito”.
Outra avaliação realizada foi sob a ótica dos “Fatores por Serviço da Anatel”. O questionário buscava avaliar a percepção dos usuários sobre a acessibilidade da plataforma, profissionalismo na resolução dos problemas, simplicidade de processo e tempestividade para disponibilização do resultado.
No atendimento ao consumidor, a acessibilidade teve a maior nota 4,50, seguido do profissionalismo (4,42), simplicidade (4,41) e tempestividade (4,36).
“Apesar da pesquisa, em geral, apontar para estabilidade no grau de satisfação dos usuários dos serviços, a Agência deve continuar atenta a oportunidades de aumento da satisfação dos cidadãos. A meta de todas as áreas deve ser atingir notas mais próximas possíveis da máxima em todos os itens avaliados, buscando a excelência dos serviços” avalia Thiago Botelho, Ouvidor da Anatel.
Entre os serviços oferecidos pela agência estão o atendimento ao consumidor, recebendo reclamações quanto aos serviços prestados pelas operadoras. A Anatel também certifica e homologa produtos telecom, expede outorga para empresas de telecomunicações e regula a competição no setor.