A Oi lança, hoje (13), uma nova estratégia para conquistar o público jovem, conforme informamos durante a madrugada. A iniciativa está focada em um produto fundamentado no uso de serviços de internet móvel, aplicativos e SMS. A Oi desenvolveu o produto a partir de interações com os colaboradores mais jovens da companhia, valorizando o capital intelectual interno da empresa, de estudos com o público jovem externo e de pesquisas de mercado, para entender suas necessidades, identificando uma galera com valores, percepções e hábitos de consumo próprios vinculados à conectividade e ao compartilhamento de experiências. Dessa forma, foi criado o Oi Galera: único plano que oferece serviços de voz, dados, SMS, música e acesso à maior rede wi-fi do Brasil, pagando apenas R$ 0,99 pelo dia que usar. O relacionamento com o publico jovem fortalece o posicionamento da Oi nesse segmento, já que a companhia é a primeira marca que vem à cabeça (top of mind) de jovens entre 18 e 25 anos.
O Oi Galera foi desenhado como plano pré-pago, com foco no acesso à Internet e envio de SMS, serviços identificados como preferências desse público, além de ligações. Para divulgar o plano e conquistar novos clientes, a Oi fará diversas ações de campo com distribuição de chips. Os jovens que aderirem poderão convidar seus amigos para participar do plano através de um aplicativo no Facebook. Nesse primeiro momento, não haverá venda de chips nas lojas.
“O conceito do plano é baseado no ‘poder da rede’. Pesquisas realizadas com o público-alvo mostram que a socialização está no centro da vida do jovem. É através da força do grupo que os jovens conseguem concretizar as experiências que tanto valorizam, como dividir custos de viagens, festas e outras atividades. E o celular é uma peça fundamental para articular a conectividade e a mobilidade que necessitam. O Oi Galera vem tangibilizar a iniciativa de estabelecer uma conexão com o jovem a partir do reconhecimento e da valorização da rede de pessoas”, afirmou o presidente da Oi, Zeinal Bava.
Patrocinadora oficial do Rock in Rio 2013, a companhia escolheu o maior festival de música e entretenimento como cenário para realização de ações diretas com o público-alvo, como a escolha de uma banda jovem no processo de seleção “Banda da Galera” para tocar no palco Sunset, iniciativa com cerca de 120 jovens do RJ e SP influenciadores nas redes sociais e criação do espaço Oi Galera.
A primeira ação, que será o lançamento oficial do plano, acontecerá no Rock in Rio, com a distribuição de 30 mil kits, com chip e pulseira RFID durante os sete dias do festival. Os clientes que passarem a fazer parte do Oi Galera durante o evento poderão convidar, na hora, cinco amigos do Facebook para aderir ao plano. Nesse primeiro momento, não haverá venda de chips nas lojas. A Oi também realizará ações de campo em outras cidades, além do Rio: São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Ribeirão Preto, Juiz de Fora. Quem ativar o chip até o dia 15 de outubro terá 10 dias de degustação dos benefícios do plano.
No Oi Galera, os jovens também são responsáveis pela disseminação do plano. Através da estratégia member get member, quando um cliente receber o chip, ele poderá entrar no aplicativo do Facebook- Oi Galera e convidar três amigos para aderir ao plano. Quem aceitar o convite e se cadastrar na ferramenta receberá o chip em casa.
Além disso, a partir do dia 1º de outubro, o jovem que se interessar pelo plano, mas não participar de nenhuma ação de campo, poderá entrar do site www.oigalera.com.br e se inscrever na Lista da Galera. Com isso, receberá mais informações sobre o serviço e poderá receber um chip, caso a lista atinja um número pré-definido de interessados.
Benefícios do Plano
O plano vai oferecer o que o jovem mais usa e valoriza: acesso à internet e SMS e milhões de músicas online através do aplicativo Oi Toca Aí (exclusivo para os usuários do Oi Galera). Com o Oi Galera, o cliente tem direito a 60 minutos por dia para falar com qualquer celular Oi do Brasil, enviar 530 SMS por dia, sendo 30 para outras operadoras, internet 3G (franquia de 5MB por dia, com redução de velocidade após atingir o limite). E mais: acesso ilimitado ao Oi WiFi, a maior rede WiFi do Brasil com mais de 160 mil pontos de acesso e ao aplicativo de música Oi Toca Aí. A Oi é a única operadora que oferece serviços de voz, dados, SMS, música e acesso à maior rede wi-fi do Brasil pagando apenas R$ 0,99 pelo dia que usar um dos serviços.
O Rock in Rio foi escolhido como grande cenário para disseminação dessa nova estratégia por ter grande parte do seu público composto por jovens. E para receber esse público no evento e demonstrar o conceito da nova estratégia, a Oi criou o Espaço Oi Galera, que ficará na Rock Street, com 180m2 divididos em dois andares. O local receberá os jovens que quiserem conhecer mais sobre esse novo produto e fazer parte da galera. Além disso, o Espaço será animado por um DJ e apresentará diversas ações que incentivam a interação e o comportamento em galera. Os visitantes poderão assistir aos shows e desfrutar de lanches para serem compartilhados com sua galera. Além disso, poderão compartilhar um orelhão com cinco extensões para falar com um amigo que não foi ao evento, e um espaço para carregar o celular.
A Oi está organizando também uma ação com cerca de 120 jovens do RJ e SP, atuantes nas redes sociais, que contam com um grande universo de seguidores e promovem muita interação no meio digital. São jovens influentes, sendo alguns blogueiros, responsáveis por blogs de música, moda e comportamento; presidentes de fã clubes e representantes de entidades estudantis jovens. Eles serão convidados para o Rock in Rio, também receberão um kit do Oi Galera e serão convidados a compartilhar suas experiências no Festival, além de participar das atividades no Espaço Oi Galera e na Cidade do Rock.
O kit recebido pelos jovens terá um chip Oi Galera, um folder explicativo e uma pulseira RFID (Radio Frequency Identification) que permitirá aos clientes interagirem com os 36 totens espalhados pela Cidade do Rock. Após a ativação da pulseira, eles poderão fazer check in nos checkpoints; tirar fotos com molduras do evento e publicar em suas redes sociais; compartilhar vídeos; e ainda usar os totens da Oi para encontrar mais facilmente seus amigos.
A Oi promoveu a seleção “Banda da Galera” para levar uma banda jovem para se apresentar no palco Sunset do Rock in Rio no dia 20 de setembro. E a grande vencedora, escolhida pelo músico Zé Ricardo, diretor artístico do palco Sunset, foi a maranhense Phill Veras. O grupo, que leva o nome do vocalista, se apresentará no mesmo dia que tocam, em encontros especiais, The Gift + Afrolata, Mallu Magalhães + Banda Ouro Negro, Grace Potter and The Nocturnals + Donavon Frankenreiter e Ben Harper + Charlie Musselwhite.
A seleção da “Banda da Galera” teve uma primeira etapa que envolveu sete blogs de música e gerou cerca de 40 mil interações entre comentários, posts, compartilhamentos no facebook e no twitter e mais de 300 mil impactos no Facebook. Os blogs Trabalho Sujo, Jukebox, Papel Pop, Zona Punk, Tenho mais discos que amigos, Oh my rock e Portal it Pop receberam dos seus leitores 1.294 indicações de bandas de todo o Brasil, foram responsáveis por uma primeira avaliação, chegando a um número de 21 grupos finalistas.
A qualquer momento novas informações sobre o lançamento do plano, aqui no Minha Operadora.