A Claro reconheceu que precisa indenizar centenas de milhares de clientes paulistas que, entre 8 e 9 de julho, ficaram sem conseguir usar os serviços da operadora. As falhas ocorreram na região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, conforme noticiado à época.
Em resposta a questionamentos do Procon, a operadora informou que mais de 379 mil pessoas foram prejudicadas. E cada uma será recompensada por isso.
No caso de clientes de banda larga ou telefonia pré-paga, a validade dos créditos será postergada em um dia, o que é 30% a mais do que o tempo da falha, que não chegou a completar 24 horas.
Além disso, todos receberão um bônus de R$ 12, válido por 10 dias e que só pode ser usado em operações intrarede. O valor equivale a cerca de 57 chamadas ao custo de R$ 0,21 cada uma. Considerando apenas essa parte da compensação a operadora gastará R$ 3,5 milhões.
Já assinantes de planos de telefonia ou banda larga (seja controlada ou pós-paga) receberão um crédito de valor correspondente a 24 horas sobre cada franquia. Com isso serão outros R$ 110 mil a menos nos cofres da operadora.