Sistema unificado permitirá que o consumidor encerre serviços das operadoras de telefonia do país.
Encerrar um contrato de telefonia nem sempre é uma tarefa fácil. Para facilitar esse processo, o governo de Portugal está desenvolvendo uma plataforma online com o objetivo de centralizar os pedidos de rescisão de serviços de telecomunicações.
O sistema deverá ser liberado até o final do primeiro trimestre. Ele permitirá encerrar contratos — com ou em fidelização — das diferentes operadoras do país.
O projeto é uma iniciativa da Direção-Geral do Consumidor e pretende unificar a resolução e comunicação de contratos entre os clientes e as operadoras.
O financiamento da plataforma já está previsto no orçamento do Estado para 2020 e terá gestão do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa.
VIU ISSO?
–> Operadoras serão obrigadas a comunicar extinção de planos
–> Claro vai indenizar cliente por ‘desvio produtivo’
–> Reclamações diminuirão com o novo marco das teles, diz ministro
O projeto pressupõe a participação e o envolvimento das operadoras, mas, ainda não há detalhes sobre como ocorrerá os pedidos de rescisão de contrato, bem como os prazos legais para encerramentos dos serviços.
Enquanto o projeto não sai do papel, as operadoras do país têm questionado o motivo de a plataforma deixar de lado outros tipos de contratos de serviços, como eletricidade ou gás, por exemplo.
Além disso, existem dúvidas técnicas quanto aos direitos do consumidor à portabilidade dos números de telefone ao realizar a rescisão por meio da plataforma.
Com informações de SapoTek.