22/11/2024

Sistema de consulta de linhas pré-pagas começa a funcionar

Plataforma permite que consumidor verifique quais números de telefones estão cadastrados em seu CPF.

Nesta segunda-feira, 6, entrou em funcionamento o Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, sistema que permite que os usuários consultem os números pré-pagos que estão ativos em seu CPF.

Por enquanto, a novidade está liberada apenas para consumidores da região norte do país. A partir de 15 de janeiro, usuários das regiões centro-oeste e nordeste poderão utilizar a ferramenta. Já as regiões sul e sudeste somente a partir de 22 de janeiro.

A consulta pode ser feita pelo endereço cadastropre.com.br, onde será possível verificar possíveis cadastros indevidos, evitando assim a existência de fraudes. O portal também traz orientações caso seja identificada uma associação indevida de algum número ao CPF do usuário.

No caso de um pedido para cancelamento/desvinculação de um número de telefone, a operadora tem até 48 horas para executar a solicitação.

VIU ISSO?

–> O fim de uma era: migração do pré-pago para pós-pago

–> História: Telesp Celular lançava primeiro celular pré-pago, em 1999

–> Operadoras podem dar prioridade de sinal a clientes pós-pago?

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço não traz informações sobre números de telefones com planos pós-pagos.

“O portal visa garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos consumidores”, diz a Anatel.

Atualmente, o Brasil possui 122,3 milhões de linhas pré-pagas cadastradas nas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo.

Com informações de Agência Brasil.

5 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários