Receita de serviços móveis cresceu 12,5%, graças ao aumento da demanda de dados para vídeos e áudio.
A operação multisserviço da Claro, que oferece banda larga, TV por assinatura, telefonia fixa e móvel, faz diferença nos resultados financeiros da operadora.
De acordo com o que foi divulgado, 2019 foi um ano positivo. No Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) o total ficou em R$ 13,969 bilhões, aumento de 10,8% no comparativo anual.
Já o faturamento chegou em R$ 35,897 bilhões e registrou um crescimento de 1,8%.
Na análise do último trimestre de 2019, o Ebitda somou R$ 3,598 bilhões e a receita líquida ficou em R$ 9,352 bilhões, com um aumento de 2,7%.
Os serviços móveis cresceram anualmente e a operadora destaca uma recorde de portabilidades. Há um aumento de 12,5%, oriundo de uma maior demanda por dados para vídeos e áudio. Já no quarto trimestre, o salto foi de 17,6%.
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Crescimento no móvel e queda no fixo
Só na base do pós-pago, a Claro registrou 4 milhões adições e totaliza até então 27,5 milhões de clientes. Sua participação de mercado está em 25%.
O pré-pago caiu para 27 milhões, mas a operadora enxerga o segmento como uma importante fonte de migração para o pós e afirma que ele continua atrativo para os clientes qualificados.
O faturamento médio por usuário registrou crescimento, apesar da evasão de acessos.
Nos serviços residenciais, a prestadora continuou soberana no mercado de banda larga, com 35,1 mil novos acessos nos quatro últimos meses do ano.
A fibra óptica da Claro chegou em 68 novas cidades e a empresa já ocupa 47% do mercado da internet de alta velocidade.
No entanto, a receita de serviços fixos no trimestre caiu 3,6%.
Com informações de EXAME