Novidade chega já no primeiro semestre de 2020 e deve favorecer clientes que não tem conta em banco.
Na noite desta terça-feira, 10, a TIM divulgou para seus acionistas e ao mercado em geral o seu plano estratégico para o triênio 2020-2022. Entre as propostas da operadora para alavancar seus ativos está a possibilidade de oferecer serviços bancários digitais para seus clientes.
Segundo a operadora, o mercado móvel tem penetração de 79% na população do Brasil. Por outro lado, apenas 27% dos brasileiros tem cartão de crédito e 59% são proprietários de um cartão de débito.
A ideia da TIM é disponibilizar uma oferta bancária completa, transformando o plano móvel pré-pago em um cartão de débito para aqueles clientes que não tem contas em bancos. Utilizando o saldo de recarga dos planos de telefonia, seria possível adquirir produtos e serviços.
A proposta inovadora já tinha sido divulgada em dezembro de 2019, em um evento realizado para a imprensa em São Paulo, quando Pietro Labriola, presidente-executivo da operadora, anunciou as novidades para o ano de 2020, mas sem dar muitos detalhes.
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A divulgação oficial ocorre somente agora, com a divulgação do novo plano estratégico da TIM. Até o momento, somente grandes empresas de tecnologia se aventuraram nesse tipo de serviço.
Segundo o comunicado da operadora, uma pequena lista de parceiros está sob análise e um acordo com um banco digital deve ser anunciado já nas próximas semanas. A parceria simbiótica seria na forma de uma Joint Venture, reunindo os recursos e compartilhando os lucros entre a operadora e instituição financeira.
O lançamento do serviço bancário deve ocorrer já no primeiro semestre deste ano.