Número de emergência será utilizado para auxiliar o Ministério da Saúde nas ações de combate à pandemia.
Nesta sexta-feira, 20, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que está disponibilizando o código de acesso 196, para ser utilizado como um canal telefônico de emergência para as ações de combate e à prevenção do Covid-19 do Ministério da Saúde.
Atualmente, a pasta já possui o Disque Saúde, por meio do código 136, um serviço de atendimento que fornece informações sobre doenças, além de orientar como ter um estilo de vida mais saudável. O telefone também recebe denúncias, sugestões e reclamações quanto ao serviço prestado pelo SUS.
A intenção da Anatel é permitir que o governo possua um canal exclusivo para prestar informações, esclarecimentos, orientações, atendimentos sobre a pandemia do coronavírus em território brasileiro.
VIU ISSO?
–> Operadoras pretendem fechar pontos de venda e atendimento
–> Alerj quer navegação gratuita em serviços de streaming
–> Coronavírus: tráfego de internet aumenta 40% durante quarentena
“O 196 está centrado nos mecanismos de endereçamento das comunicações que podem ser utilizados pelas autoridades nas políticas públicas a serem adotas à propagação do Covid-19. O recurso também permitirá que Ministério coordene o compartilhamento do 196 pelos diversos órgãos de saúde, otimizando e centralizando os esforços”, afirma a Anatel.
Até o fechamento desta matéria, as secretarias estaduais de Saúde informaram que o país possui 910 casos confirmados para o novo coronavírus, em 23 estados e no Distrito Federal. O Brasil já contabiliza 11 mortes, sendo nove em São Paulo e duas no Rio de Janeiro.