Entidades como a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e Abert também estão entre os signatários do documento oficial.
Na última segunda-feira, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) recebeu uma carta de compromisso dos serviços de streaming, emissoras e empresas de game. O objetivo é reiterar o compromisso com a agência diante das orientações que objetivam minimizar impactos do novo coronavírus.
O documento é assinado pela Netflix, Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), CNN Brasil, ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) e Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico).
Em texto, as entidades reconhecem que por conta da reclusão domiciliar preventiva a pandemia do COVID-19, há um novo tipo de consumo e muitas atividades estão exclusivamente concentradas na internet.
VIU
ISSO?
–> Globo
toma iniciativa inédita para colaborar com operadoras
–> Coronavírus:
tráfego de internet aumenta 40% durante quarentena
–> Coronavírus
dispara uso de VPN e Netflix
“Em razão de medidas decorrentes da pandemia do COVID-19, percebeu-se o aumento do volume de tráfego de dados, com alterações do perfil e do horário de uso pelos consumidores”, destacam.
A demanda por informação e entretenimento, principal mercado de atuação das empresas que assinam a carta, também cresceu demasiadamente e passou a exigir muito mais da infraestrutura de internet brasileira.
Com isso, todas destacam que foram necessárias medidas de segurança por parte das pequenas, grandes e médias empresas brasileiras provedoras de internet fixa.
Portanto, as marcas firmaram um compromisso com a Anatel e demais autoridades para monitorar, dialogar, participar de reuniões temáticas e debater medidas voluntárias e colaborativas para manutenção, funcionamento e estabilidade dos serviços digitais.