Governador João Doria falou em multa e prisão para quem descumprir as ordens de isolamento no estado.
A situação em São Paulo se agravou. De acordo com os índices, a adesão ao isolamento social está entre 49% e 50% no estado inteiro. São informações alarmantes para as autoridades, que enxergam a iniciativa como essencial para evitar que o novo coronavírus se espalhe ainda mais pelo país.
Em entrevista para a TV Globo, o governador João Doria falou a respeito da questão e disse que se a população não respeitar as ordens de reclusão domiciliar, medidas duras serão tomadas durante o feriado de Páscoa.
Multas e até voz de prisão devem ser aplicadas se os índices de isolamento não pararem de cair. O estado chegou a registrar 68 óbitos pelo COVID-19 em apenas 24 horas, um recorde. Em números gerais, são quase 500 mortes em São Paulo.
Doria também comentou a respeito do rastreamento de smartphones, medida que logo teve uma compreensão equivocada e gerou polêmicas nas redes sociais, conforme é possível conferir nas publicações abaixo:
VIU
ISSO?
–> Sinal
de celular vai evitar aglomerações; entenda como
–> Tecnologia
da Vivo vai combater o COVID-19 em São Paulo
–> MCTIC
cria comitê próprio para combater o coronavírus
Aqui, é necessário explicar que o sistema de monitoramento recebe dados apenas quantitativos das operadoras, segundo informam as empresas e os governos envolvidos em iniciativas desse molde.
Todas precisam e seguem as diretrizes do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais. Portanto, para fazer o mapa de calor que indica localidades com grande concentração de pessoas, são utilizados apenas dados quantitativos coletados a partir do sinal das antenas de celular.
Não é possível ter informações como idade, nome, residência e qualquer outra cadastral que pertencem somente a base das operadoras de telecomunicações.
A iniciativa do governo aqui, muito provavelmente, será enviar agentes de segurança para dispersar multidões e aplicar penalidades nas regiões identificadas como áreas de riscos pelo alto índice de aglomerações.