Pandemia global tem sido positiva para o mercado de streaming.
Diante da quarentena provocada pelo novo coronavírus, era esperado que o Netflix recebesse um incremento em sua base de clientes. No entanto, poucos poderiam prever que a plataforma de streaming bateria um novo recorde, atingindo 15,8 milhões de novos assinantes pagos durante o primeiro trimestre deste ano, o dobro do que era previsto.
Analistas de Wall Street previam um acréscimo de 8,47 milhões de assinantes nos três primeiros meses de 2020. Já a Netflix chutava 7 milhões.
Somente nos Estados Unidos e Canadá, seu maior mercado, foram adicionados 2,31 milhões de novos clientes, um crescimento superior aos três trimestres anteriores combinados.
Apesar dos bons números, o mercado está cauteloso, questionando quanto tempo durará esse boom no serviço de vídeo sob demanda. Para o segundo semestre, a Netflix espera apenas 7,5 milhões de novos assinantes.
O motivo para a cautela é que os assinantes estão acostumados a receber um fluxo constante de estreias de séries e filmes. Com as paralisações nas produções e a incertezas quanto ao fim do isolamento social da Covid-19, a Netflix enfrentará dificuldades para manter o seu calendário de lançamentos.
Soma-se ao cenário a concorrência com outras plataformas. O Disney+, por exemplo, atingiu a marca de 50 milhões de assinantes em apenas cinco meses, um ritmo também acima do previsto.
VIU ISSO?
–> Novos lançamentos da Netflix não terão versão dublada
–> Netflix, CNN Brasil e outras firmam compromisso com a Anatel
–> Coronavírus dispara uso de VPN e Netflix
“Como outros serviços de entretenimento doméstico, estamos vendo temporariamente maior visualização e aumento no número de membros… Esperamos ver o crescimento do número de membros desacelerar à medida que o confinamento em casa termina”, disse a empresa em um comunicado aos investidores.
Por outro lado, em seus últimos lançamentos, a Netflix parece que acertou a mão na produção de reality shows. “Tiger King”, um documentário sobre os donos de zoológicos de gatos, foi a maior série de sucesso da Netflix nos EUA desde “Stranger Things”.
Enquanto isso, “Love Is Blind” (ou “Casamento às cegas”), um programa de namoro, atraiu 30 milhões de espectadores.
Com informações de Bloomberg.