Diante das últimas novidades apresentadas ao mercado, uma coisa é fato: A Oi tem se esforçado para mudar e evoluir. Podemos notar isso também pela sua ambiciosa meta de encerrar 2013 com 500 mil pontos de acesso Wi-Fi em todo o País. Em cerca de apenas 15 dias, a operadora ativou mais de 10 mil novos hotspots, segundo revelou o diretor de Desenvolvimento e Gestão de Novos Negócios da Oi, Abel Camargo. No dia 16 de maio, a empresa anunciou a marca de 80 mil hotspots instalados em todo o Brasil, o que significava o dobro do número de pontos de acesso Wi-Fi em lugares públicos em menos de dois anos se considerarmos os 40 mil hotspots herdados com a aquisição da Vex por R$ 27 milhões em julho de 2011.
A rede Oi Wi-Fi é subdividida em três redes: os hotspots outdoor, isto é, em locais abertos como a orla do Rio de Janeiro, o Pelourinho em Salvador, a Praia de Boa Viagem em Recife, a Praia de Mucuripe em Fortaleza e o Mercado Municipal de Porto Alegre; uma indoor de lugares Premium em redes de fastfood, cafeterias, restaurantes, aeroportos e shopping centers; e ainda redes indoor que compõem a Oi Wi-Fi FON, em que pequenos comerciantes e residências escolhem habilitar um segundo SSID para compartilhar até 1 Mbps de suas conexões.
“Nos pontos Premium aproveitamos também para comercializar acessos Wi-Fi, rede que foi construída basicamente a partir dos hotspots adquiridos da Vex, mas a grande maioria dos nossos pontos de acesso se dá com esses pequenos comerciantes e assinantes residenciais que escolhem fazer parte da rede FON”, detalha Camargo. “E a velocidade de crescimento da rede Oi Wi-Fi FON é a nossa velocidade de crescimento do serviço de banda larga”, ressalta Camargo, lembrando que atualmente os modems de acesso banda larga já têm Wi-Fi integrado.