22/11/2024

Claro e TIM são apontadas como anunciantes de sites com fake news

Operadoras caíram no movimento “Sleeping Giants Brasil”, que também apontou marcas como Telecine, Dell, Samsung e outras.

Logotipo TIM e Claro
Imagem: Logotipo TIM e Claro

Para quem não é familiarizado, o movimento Sleeping Giants é conhecido nos Estados Unidos por derrubar o sustento econômico de sites da extrema direita que propagam notícias falsas.

Recentemente, a iniciativa aterrissou no Brasil e começou a expor marcas que anunciam em sites que publicam e lucram por meio de informações falsas. Entre as mencionadas estão Philips, Samsung, Americanas, TIM, Claro, Mercado Livre, Caixa, Telecine, entre outras.

Pelo Twitter, a iniciativa ganhou o apoio de influenciadores com importantes presenças digitais. O produtor de conteúdo Felipe Castanhari foi um deles, que considerou o movimento “uma das soluções mais geniais já vistas para combater fake news”.

Outro que demonstrou apoio foi o apresentador da TV Globo Luciano Huck, que pediu mais seguidores para o perfil do Sleeping Giants Brasil.

Na noite da última quarta-feira, 20 de maio, algumas marcas atenderam ao chamado do movimento e anunciaram a remoção de anúncios dos sites que lucram pela propagação de notícias falsas. Confira algumas:

Outras apenas destacaram que não apoiam ações do tipo, mas não mencionaram uma remoção ainda, veja:

VIU ISSO?

–> CPMI das Fake News convoca operadoras

–> Operadoras são intimadas pelo TSE

–> Campanha Claro Mães oferece Galaxy S20 com desconto de R$ 2.600

Entre as operadoras de telecomunicações, Claro e TIM foram apontadas pelo perfil e ainda não se manifestaram sobre uma possível remoção dos anúncios. Confira:

A iniciativa gerou um grande debate nas redes sociais, gerado pela polarização política do país e comentado, constantemente, por pessoas com diferentes posicionamentos e lados políticos.

[ATUALIZAÇÃO – 21/05/2020 19h47]:

Em contato com o Minha Operadora, a Claro enviou o seguinte posicionamento:

“A política de mídia programática da Claro ficou ainda mais criteriosa para negativar todos os veículos que tenham conteúdo falso, duvidoso e antiético, e assim não recebam mais anúncios automáticos.

Vamos monitorar e zelar para que nossos anúncios programados automaticamente apareçam em portais que valorizam informações confiáveis, de fontes seguras, além da diversidade de opinião”.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários