05/04/2025

Banda larga fixa supera número de acessos da telefonia fixa

Fibra óptica teve crescimento de mais de 70% em um período de 12 meses.

Segundo dados do primeiro trimestre deste ano divulgados nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pela primeira vez, o serviço de banda larga fixa superou o número de acessos de telefonia fixa.

Em março deste ano, a Anatel registrou 33,0 milhões de acessos em banda larga fixa contra 32,7 milhões de telefones fixos em serviço.

Em 12 meses, houve um crescimento de 1,2 milhão de acessos (+4,3%) no número de assinantes de internet fixa. Entretanto, na comparação com o mês anterior (fevereiro), o número apresentou decréscimo de 152 mil contratos (-0,5%).

O maior destaque fica por conta da fibra óptica, que apresentou aumento de 70,4% em 12 meses.

A maioria dos estados (19 de 27) apresentaram crescimento na banda larga fixa em relação ao ano anterior, principalmente Rio Grande do Norte (+9,8%), Amazonas (+9,4%) e Rondônia (+9,2%).

Os maiores mercados estão em São Paulo com 10,8 milhões de contratos, seguido de Minas Gerais (3,6 milhões) e Rio de Janeiro (3,4 milhões).

VIU ISSO?

–> Oi confirma lançamento de plano de internet com maior velocidade

–> Rede internacional vai impulsionar internet da TIM

–> Anatel quer 4.883 municípios com fibra até 2023

Quanto a participação das operadoras, a Claro detêm o maior número de assinantes de banda larga fixa, com um total de 9,7 milhões de clientes em março, ou 29,3% do mercado.

Em segundo lugar está a Vivo, com 6,9 milhões (20,8%), seguido da Oi, com 5,0 milhões de clientes e market share de 15,3%.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jefferson Rodrigues

A VIVO também fez a mesma coisa, onde ela atua com a rede da antiga GVT,apesar de ainda aparecer, no site, os planos, mas, ao digitar o CEP, é informado que não existe cobertura, mesmo existindo.
Isso que elas estão fazendo não é perder dinheiro?

Cidade - UF
Maceió
Eder Angelo Soares

Isso é a mesma coisa que a Honda anunciar o fim da venda da famoso e consagrada titan para somente concentrar na venda da shadow 600 … pode demitir o presidente da oi… no mínimo não esta bem …

Cidade - UF
macaé
Roger

Extratégia controversa; usar-se disso onde a rede de cobre já foi sobreposta pela fibra, atitude mais que correta, deixa o cobre de lado e só instala a fibra; mas e no “interiorzão” como é que fica??? Irá tornar a vida das concorrentes mais fácil; principalmente a dos pequenos provedoroes regionais.

Cidade - UF
Uberlândia - MG

Aqui no Espírito Santo, só tem fibra em Vitória e Nova Venécia,
Porém encerrou as vendas no restante do estado, o que vai quebrar os parceiros acabando com centenas de postos de emprego.
Isso em meio a uma pandemia.

Cidade - UF
SERRA-ES
Rodrigo Zika!

Se a Oi viesse pra SP capital e fizesse igual a Tim Live. mesmo oferecendo VDSL acima de 50MB venderia igual água nas periferias, porque bairros que não chegam a Tim Live, ou tem sorte de ter um pequeno provedor, ou sobrevive com a Vivo e seus 2MB vergonhosos.

Cidade - UF
SP
Morvan Deon

Tudo na vida tem que ser e estar no tempo certo. Eu julgo que a Operadora Oi está conseguindo enxergar apenas a evolução tecnológica em detrimento ao método tradicional das linhas. Digo isso porque na maioria das localidades do Brasil ainda levará anos para uma cobertura satisfatória e rentável que possa cobrir o seu abandono, prematuro demais, perdendo oportunidades na cobertura de suas redes em linhas de cobre, o que faz com que a Operadora perca bilhões por esta falta de visão. As duas tecnologias têm que andarem juntas desfazendo-se gradativamente de uma e implantando a nova tecnologia mais sofisticada… Leia mais »

Cidade - UF
Varginha - MG
Paulo

Ao ligar pro “Eduardo”(assistente ” virtual” da Oi), ele disse que minha oferta de banda larga está expirando. Alguém sabe o que quer dizer? Sou assinante de banda larga há mais de 15 anos.

Cidade - UF
Fortaleza
Lucas Sodré

Acredito que a estrutura de cobre da Oi será toda devolvida pra estatal Telebras em um futuro próximo, em 2025, ou antes.

Cidade - UF
Arambaré - RS