Mergulhadores poderão transmitir informações em tempo real para a superfície com a conexão.
A notícia é grandiosa para pesquisadores e mergulhadores do universo aquático. Diversos cientistas estão unidos para tornar possível o lançamento do Wi-Fi subaquático, ou seja, a conexão que terá um bom funcionamento debaixo d’água.
De fato, as ondas de rádio nunca performaram bem quando submersas, o que dificultava a vida de mergulhadores e até pesquisadores quando era necessário enviar informações em tempo real para a superfície.
O novo sistema, conhecido como Aqua-Fi, vai se basear em uma tecnologia via laser. A mesma foi testada em 2018 para transmissão de vídeos em Full HD na água.
Na prática, um mergulhador poderia fazer o registro das imagens ou vídeos em um smartphone, dentro de uma caixa estanque.
A transmissão dos dados deve ocorrer ondas de rádios, que vai diretamente para um dispositivo implantado nos tanques de ar utilizado pelo usuário.
É o dispositivo que carrega um microcomputador capaz de converter os dados em pulsos de luz, que são emitidos para a superfície em um laser integrado de 520 nanômetros ou matriz de LED.
VIU
ISSO?
–> Carros
Fiat e Jeep terão Wi-Fi com internet da TIM
–> Influenciadora
confunde Wi-fi de 5 GHz da Oi com 5G
–> Wi-Fi
grátis do Google vai sair do ar
O modelo, obviamente, ainda passará por testes e será aprimorado para enfrentar desafios em alto mar.
De acordo com o principal cientista do projeto, Assoc. Prof. Basem Shihada, é uma maneira relativamente barata e flexível para conectar ambientes subaquáticos na internet global.
Com informações de KAUST Discovery