A Claro aposta no uso crescente da mobilidade como plataforma de aprendizado e está ampliando seu portfólio de serviços de M-Learning com o portal Ideias Cursos, um serviço diferenciado de cursos em diversas áreas de conhecimento desenvolvido em parceria com o Titans Group.
O Titans Group é responsável pela integração de serviços educacionais para todas as operações do Grupo América Móvil. Entre os cursos disponíveis estão: Finanças Pessoais; Reforma Ortográfica; Português com Sérgio Nogueira; Velas Artesanais; Vendas; Internet, Culinária Básica e Culinária com a Ofélia. Atualmente a Claro já disponibiliza o Claro Línguas, para práticas da língua inglesa, e o serviço Concursos Públicos, com aulas voltadas aos “concurseiros” que querem participar de concursos públicos em níveis federal, estadual ou municipal.
Quer testar? A empresa promete para o lançamento seis cursos totalmente gratuitos, entre eles: Finanças Pessoais, Culinária Básica e Reforma Ortográfica. Os demais cursos terão custo de R$2,99 por semana, com renovação automática.
Ao se matricular no curso de interesse, o usuário passa a receber informações em seu aparelho via SMS e WAP (internet móvel). Diariamente, pela manhã, é enviada uma lição via SMS e, caso haja interesse no complemento da mensagem é possível solicitar conteúdo adicional via SMS, enviando o comando “MAIS”. O usuário também receberá outra mensagem de texto com um resumo do tema e um link para uma página WAP, que trará o conteúdo completo da aula recebida por torpedo.
O Ideias Cursos pode ser assinado com o envio de SMS com a palavra “Cursos” para 6890, pelo site Claro Ideias e página WAP do serviço. Mais informações no site.
Outra que também está no mercado de ensino em dispositivos móveis é a Vivo, que lançou iniciativas como o Nuvem de Livros, uma biblioteca virtual que atualmente conta com seis mil títulos.
Outra proposta da operadora é o Kantoo, aplicativo móvel de aprendizagem de inglês e espanhol, e o Vivo Português com o Professor Pasquale, serviço de SMS que também pode ser acessado por portal de voz ou internet.
Segundo dados divulgados pela operadora, os serviços de educação da Vivo registraram cerca de 4 milhões de acessos em 2012.