11/04/2025

PNBL das concessionárias tem pouco mais de 2 milhões de clientes

Quase dois anos depois de se comprometerem com o governo federal na oferta de planos de banda larga de 1 Mbps por R$ 35 (ou R$ 29 nos Estados que isentaram o serviço do ICMS), as concessionárias somadas chegaram ao final do ano passado a apenas 2.027.419 de clientes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Chama a atenção que as concessionárias Sercomtel e CTBC conseguiram apenas 3 e 17 clientes, respectivamente. Já a Oi chegou a 1,109 milhão e a Vivo a 917 mil. Os dados são de um relatório executivo da Anatel de acompanhamento dos termos de compromisso, divulgado em março de 2013.

Hoje a oferta de planos do PNBL para o varejo está presente em 2.850 municípios, mas pelo cronograma acordado entre as empresas e o Minicom deverá chegar a 5.379 até o final de 2015, sendo que 185 deverão ser atendidos pela Oi por satélite. A oferta no atacado estava presente em 4.130 municípios no final do ano passado. As empresas deverão disponibilizar para as prefeituras e pequenos provedores uma banda que varia de 32 Mbps a 256 Mbps por município, conforme o tamanho deles. O link de 2 Mbps foi estabelecido a R$ 1.253, mas o relatório da Anatel não informa quantidade de clientes da oferta de atacado.

O que pode explicar o baixo interesse dos brasileiros pelo PNBL das concessionárias é a publicidade que as empresas fazem das ofertas. Os termos não trazem exigência severas de divulgação. O documento diz que as empresas devem dar “ampla publicidade às ofertas”, mas não traz metas ou prazos. Estabelece também que as empresas poderão utilizar a seguinte sentença “esta empresa é parceira do governo federal na implementação do Programa Nacional de Banda Larga”.

Além disso, a oferta para o varejo tem restrições de tráfego. Nas redes de SCM a “franquia” é de 500 MB até o final do primeiro semestre de 2013, depois disso passa a ser de 1 GB. Quando o usuário atinge a capacidade máxima, a operadora poderá reduzir a velocidade de navegação a seu critério “desde que tal redução não impeça a fruição do serviço pelo consumidor para aplicações básicas”, diz o termo. Nas redes do SMP a capacidade de tráfego é menor ainda: 150 MB até o final do primeiro semestre de 2012; 200 MB até o final do primeiro semestre de 2013; e 300 MB a partir do segundo semestre de 2013.
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Erick Nilson Silva

E a Oi, que parece que ta morta, quase nao perdeu clientes… continua viva!!!

Anônimo

Ridiculo a Oi estar la na lanterninha. Uma empresa q tem de um tudo para ser a melhor do pais.

Marcello

Tem um ditado antigo que diz o seguinte: "Quem semeia ventos, colhe tempestade". Agora vejo isso na prática. Não me admira essas quedas sucessivas de acessos da Tim. Não se trata mais de uma reles limpeza de base. Se trata de algo maior, de uma resposta natural dos clientes a uma operadora que mesmo parecendo moderna, se mostrou Inflexível em seus procedimentos internos. Já explico. A Tim sempre teve idéias inovadoras na teoria. Mas na prática, seus clientes sentiram que a operadora parece não aliar boas ideias a uma boa prestação de serviço. Não há a percepção de qualidade que… Leia mais »

Hugo

Queridas operadoras, vamos olhar também para os micro municípios onde só há uma operadora de telefonia. Vamos expandir essa rede, queremos rede onde quer que a gente vá!