A operadora Telefônica|Vivo recebeu uma multa de R$ 11,2 milhões do Procon de Campinas, interior de São Paulo, pela baixa qualidade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e pelo descumprimento de ofertas em relação aos seus serviços de telefonia fixa.
No primeiro trimestre deste ano, a companhia assumiu a liderança na lista de reclamações do órgão municipal. Do total de autuações, R$ 7,4 milhões são referentes a infrações à legislação do SAC e R$ 3,7 milhões de dois autos de infração por descumprimento de oferta de produtos ao consumidor.
A empresa ainda foi multada em mais R$ 153 mil com base em processos administrativos individuais. “É preciso que a Telefônica assuma uma mudança de comportamento”, afirmou a diretora do Procon de Campinas, Lúcia Helena Magalhães.
Ela se reuniu com representantes da companhia na tarde de quarta-feira para anunciar que o órgão foi reestruturado e que os procedimentos agora serão efetivamente cobrados das reclamadas.
Entre os problemas cobrados da companhia está a interrupção dos serviços de telefonia em algumas residências do bairro Cambuí, área nobre de Campinas, desde o dia 18.
A Vivo divulgou nota em que informa que “está avaliando as medidas cabíveis e que a grande maioria dos clientes de telefonia fixa da Telefônica/Vivo mostrou-se satisfeita com os serviços, segundo pesquisa divulgada na semana passada pela Anatel.”