Empresa reporta uma conexão massiva com média de 20 Mbps para cada dispositivo conectado.
Durante evento online, a Huawei anunciou nesta quinta-feira, 6, que ativou uma rede 5G privada em seu próprio centro de distribuição no Brasil, localizado em Sorocaba, no interior de São Paulo.
A conectividade de nova geração será utilizada em uma área de 22 mil metros quadrados para apoiar as operações de robôs e outras funções logísticas da fábrica da empresa.
Segundo Tiago Fontes, gerente de marketing estratégico da Huawei do Brasil, a empresa utiliza uma licença de espectro em 3,4-3,5 GHz para ser utilizada em antenas instaladas indoor, que geram cobertura móvel para o centro de distribuição.
A conexão massiva tem velocidade média de 20 Mbps para cada um dos vários robôs conectados, algo que não seria suportado pela conexão 4G.
Ao todo, sete aplicações já utilizam a rede, entre eles, veículos automatizados guiados, sensoriamento IoT e segurança inteligente por meio de câmeras.
A empresa afirma que 300 terminais já estão conectados ao 5G, o que, segundo a Huawei, tem garantido aumento de eficiência em 25% em seus processos, por conta da automatização.
VIU ISSO?
–> Hashtag #HuaweiNao figura entre assuntos mais comentados do Twitter
–> Usuários fazem ‘campanha’ contra a Huawei nas redes sociais
–> Brasil não teme consequências se optar pela Huawei, diz Mourão
O projeto tem sido desenvolvido desde outubro do ano passado. Fontes afirmam que o uso de Wi-Fi, bluetooth e redes 4G ou fixas não seriam capazes de garantir o nível de operação logístico desejado pela Huawei.
[ATUALIZAÇÃO – 03/08/2020 19h55]:
Diferentemente do que foi publicado, a velocidade média da rede privada 5G da Huawei não é de apenas 20 Mbps. Na realidade, a conexão é massiva, oferecendo velocidade média de 20 Mbps para cada um dos vários robôs conectados, algo que não seria suportado pela rede 4G. O texto foi atualizado.
Com informações de Teletime e Telesíntese.