Empresas de telecomunicações estão preocupadas com risco de espionagem e ataques cibernéticos. |
As chinesas Huawei Technologies e ZTE poderão sofrer boicote das três maiores empresas de telecomunicações do Japão. Segundo informações da Kyodo News, as teles planejam não utilizar os equipamentos atuais e futuros dispositivos 5G das chinesas.
A notícia chega em um momento de fragilidade dos laços do governo da China com empresas de tecnologia chinesas presente nos Estados Unidos, devido a preocupações de espionagem.
Na semana passada, a diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, foi presa à pedido dos Estados Unidos. O Governo americano suspeita que a diretora tenha feito espionagem para a China.
Segundo a Reuters, o Japão planeja proibir as compras governamentais de equipamentos da Huawei e da ZTE para garantir suas defesas contra vazamentos de inteligência e ataques cibernéticos.
Um porta-voz do SoftBank Group disse à Reuters que a terceira maior empresa de telecomunicações do Japão está observando de perto a política do governo e continua considerando suas opções.
A quantidade de equipamentos em uso dos fabricantes chineses “é relativamente pequena”, disse o porta-voz.
As duas principais operadoras de telecomunicações do Japão, a NTT Docomo e a KDDI, disseram que ainda não haviam tomado nenhuma decisão.
A Docomo não usa equipamento de rede Huawei ou ZTE, mas fez parceria com a Huawei em testes 5G.
VIU ISSO?