Diversos veículos de comunicação foram afetados, inclusive o Minha Operadora; entenda o que pode ter acontecido.
Na madrugada desta quinta-feira, 27 de agosto, diversas notícias compartilhadas no Facebook ganharam exibições pornográficas nas imagens de destaque, a famosa “thumb”. Quando o usuário clicava para acessar, tudo estava normal no site em questão e as imagens não apareciam mais, apenas na rede social.
Mas, alguns usuários relatam um outro problema, que é o direcionamento de links. Alguns acessaram as matérias e foram enviados para sites com conteúdo para adultos.
Ainda não há qualquer pronunciamento do Facebook a respeito da possível falha, que afetou centenas de usuários na internet.
A princípio, a rede social pode ter sofrido um ataque que afetou páginas grandes de veículos de comunicação. O Minha Operadora foi um dos afetados, de acordo com o relato de diversos leitores.
Entretanto, o problema também pode ter ocorrido com algum serviço associado ao Facebook, que as vítimas tenham instalado em seus smartphones ou computadores.
Ainda não há qualquer certeza do que pode justificar o problema que afetou a rede social nesta madrugada.
VIU ISSO?
–> Conmebol está negociando com Facebook, YouTube e Amazon, diz site
–> Wi-Fi do Facebook pode chegar a um milhão de usuários brasileiros
–> Bug do Facebook expõe como a rede obtém informações pessoais nossas
Para apurar melhor a questão, fizemos contato diretamente com a assessoria de imprensa da marca no Brasil. Se houver um retorno, ou mais detalhes sobre o problema, a publicação passará por atualizações.
Páginas como G1, Estadão, O Globo, Magazine Luiza, Quebrando o Tabu e diversas outras foram afetadas pelo problema.
[ATUALIZAÇÃO – 27/08/2020 12h21]:
Em nota para o Minha Operadora, a assessoria de imprensa do Facebook confirmou que a empresa está ciente do problema e trabalha para remover as imagens inadequadas o quanto antes.
Confira a nota na íntegra:
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão relatando terem visto conteúdos impróprios no Facebook que violam nossas políticas. Estamos trabalhando para identificar e remover tais conteúdos o quanto antes”, disse o porta-voz do Facebook.