Brasil registrou quase 200 milhões de acessos à internet móvel.
De acordo com um balanço realizado pelo SindiTelebrasil, entidade que congrega as operadoras de telefonia celular, a banda larga móvel (3G e 4G) já está implantada em todos os municípios brasileiros.
Somente a tecnologia 4G já chega a 4.997 cidades, onde moram 97,5% da população do país. Já o 3G está disponível 5.225 municípios, cobrindo 99,9% da população brasileira. Os números são de julho de 2020.
Entre agosto de 2019 e julho deste ano, o levantamento do SindiTelebrasil apontou que as redes de quarta geração chegaram a 408 novas localidades, um crescimento de 8,9% em um período de doze meses.
No período analisado, foram ativados 15,2 milhões de novos chips 4G.
No total, o país registrou 198,2 milhões de acessos à internet móvel, no 3G e no 4G.
Entretanto, o SindiTelebrasil ressalta que a alta carga tributária, o excesso de legislações, e, principalmente, a demora no licenciamento de novas antenas acabam dificultando a expansão das redes móveis no Brasil.
VIU ISSO?
–> Governo Federal publica decreto que regulamenta Lei das Antenas
–> Burocracia será obstáculo para a expansão do 5G no Brasil
–> Nova portaria busca impulsionar implantação do 5G no Brasil
“Para a continuidade da expansão dos serviços no mesmo ritmo da demanda da população por novos serviços, são necessárias políticas públicas que priorizem a digitalização do Brasil e modernização das leis municipais de antenas. Hoje, em mais de 300 municípios, existem legislações desatualizadas, que dificultam e muitas vezes impedem a instalação de infraestrutura de telecom”, afirmou o presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari.
Com informações de Assessoria de Imprensa SindiTelebrasil.