Nova joint venture vai investir 5 bilhões de euros para implantar malha de FTTH de 50 mil km na Alemanha.
A Telefónica, controladora da Vivo (VIVT3 / VIVT4) no Brasil, acaba de anunciar um acordo com o grupo Allianz para criar uma joint venture para implantar uma rede Fiber-to-the-Home (FTTH) na Alemanha.
A nova empresa terá um modelo de governança de co-controle, com a Telefónica e a Allianz detendo 50% de participação cada.
A ideia é investir 5 bilhões de euros (R$ 33,71 bilhões, na cotação atual), ao longo dos próximos seis anos, para implantar uma rede de internet por fibra óptica de 50 mil km, cobrindo principalmente áreas rurais e semirrurais do país.
O objetivo é atender o plano do governo alemão de fornecer conectividade de alta velocidade para todo o país até 2025.
A join venture será focada no atacado e terá uma rede aberta e independente, ofertando os acessos a quaisquer interessados.
VIU ISSO?
–> Revelados mais detalhes sobre a ‘empresa de fibra’ da Vivo
–> Dona da Vivo vende sua operação móvel na Costa Rica
–> Telefônica revela impacto do coronavírus nos resultados da Vivo
“Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de fazer parceria com a Allianz, um dos maiores investidores mundiais com quem compartilhamos a ambição de impulsionar a implantação da fibra na Alemanha, contribuindo para acelerar o digital do país desenvolvimento. É com grande satisfação que colocamos nossa expertise nesta parceria, unindo forças com a Allianz como elemento chave para o sucesso, fortalecendo a proposta de valor da Telefónica Infra e reforçando a estratégia apresentada pela Telefónica há um ano”, comentou Ángel Vilá, diretor de operações do Grupo Telefónica.
A operação ainda depende da aprovação de órgãos de controle de fusões.
A expectativa é que o fechamento do negócio ocorra no primeiro semestre do ano que vem.
Com informações de Assessoria de Imprensa Telefónica.