01/04/2025

Após expansão acelerada, operadoras dão uma “pausa no crescimento”

Após o crescimento acelerado nos últimos anos, as operadoras de telefonia móvel agora estão deixando de buscar a ampliação da base de clientes para se concentrar no aumento da receita com a venda de pacote de dados e aumentar a participação das linhas pós-pagas.
Essa mudança de foco começou a ganhar ímpeto no final de 2012. Uma demonstração desse movimento é a desaceleração nas adições líquidas de linhas móveis: depois de crescer fortes 20% em 2011, com recorde de novas conexões, no ano passado esse avanço foi de apenas 8%, e deve continuar desacelerando este ano.

“Ter uma base muito grande não é necessariamente ter resultado”, afirmou Roger Oey, analista da BES Securities, o qual espera crescimento na base de apenas 5% para 2013.

“(Essa estimativa) não representa um crescimento vistoso… e isso começa a mudar um pouco o jogo, que era de crescimento em número de clientes e agora vai para a rentabilidade”, afirmou.

Dentro dessa estratégia, grandes operadores de telefonia móvel do país, como a Oi, a Vivo e a Claro, têm tomado medidas para controlar suas bases de linhas pré-pagas e se movimentam para acelerar a geração de receita média por usuário (Arpu, na sigla em inglês), que é um indicador de rentabilidade.

O mercado brasileiro fechou 2012 com 262 milhões de linhas ativas (1,3 linha por habitante), sendo 80,5% delas pré-pagas, que não geram receita previsível para as operadoras.
Toda vez que uma operadora habilita chip móvel para um usuário ela paga a um fundo de fiscalização do governo uma taxa de instalação de R$ 26,83, sem contar a taxa anual de funcionamento de R$ 13,42, de acordo com a legislação vigente.
Isso incorre em um custo para a operadora que nem sempre é recompensada, considerando que muitos usuários detém chips apenas para receber chamadas ou colocam créditos apenas para mantê-lo ativo, considerando que a operadora pode desativá-lo após três meses se não houver recarga.

“Quando a empresa desconecta linhas, pode até melhorar resultado com clientes que não geram receita”, afirmou o analista do BES.
Segundo ele, uma estratégia mais enxuta de comissões de vendas e de custo de captação de clientes pode também ajudar as operadoras a melhorar a rentabilidade.

“Quando cresce a uma velocidade muito alta, gasta muito para ter o cliente, e o resultado piora primeiro para depois melhorar”, afirmou Oey. “Depois de meses é que se começa a ter receita mesmo, porque tem muita despesa de captação.”
Ampliar a oferta de dados móveis, como Internet e envio de mensagens, tem ajudado todas operadoras a gradualmente aumentar a rentabilidade, e a base de assinantes está sendo controlada com a desconexão de linhas.

Esse é o caso da Oi. A receita líquida móvel da operadora cresceu 6,9% no 4º trimestre de 2012, na comparação com o 3º, ao passo que o número de unidades pré-pagas avançou apenas 0,9% e sua base móvel total, 1,6%, refletindo a estratégia da empresa de agregar valor a planos pós-pagos.

A maior operadora móvel do Brasil, a Vivo, do grupo Telefônica Brasil, tem ampliado sua receita com dados móveis, cujo receita média por usuário desse segmento cresceu 10,7% de outubro a dezembro na comparação com o trimestre anterior. A companhia de grupo espanhol também tem feito “limpezas”, e sua base de pré-pagos caiu 2,6% no 4º trimestre sobre o 3º, enquanto a pós-paga subiu 4,7%.
“Não adianta ter base muito grande e essa base não ser rentabilizada”, afirmou Karina Freitas, da corretora Concórdia.

O caso da Claro também salienta uma estratégia mais comedida na adição de novas linhas. Após a explosão no número de linhas da operadora em 2009, principalmente pré-pagos, que a levou do 3º para o 2º lugar em participação de mercado naquele ano, a empresa agora tem elevado seu percentual de pós-pagos, enquanto continua perdendo cada vez mais seu espaço na vice-liderança para sua principal rival, a TIM.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jairo

Espero que sejam planos bons pelo menos, esse suspense já está cansando.

Erick Nilson Silva

Já era pra estar lançada… vão lançar quando? 2018…

eli

acho que o mote dessa veek vai ser a piramide…. essa historia de pacotes "fantasticos" nao existe. As outras "autorizadas" ja provaram isso.

Unknown

Quem quiser se cadastrar, é só entrar no http://www.veek.com.br e usar meu código: rio21

Abraçõs! 😉

Unknown

Telefonia Móvel Digital Tarifa única para internet, ligação e sms. Faça o pré cadastro no site. Use o meu VeekCode: convite2017
http://veek.com.br

Veek Internet

Telefonia Móvel Digital Tarifa única para internet, ligação e sms. Faça o pré cadastro no site. Use o meu VeekCode: convite2017
http://veek.com.br