05/04/2025

Edital do 5G deve ficar pronto até janeiro de 2021, diz Fábio Faria

Ministro reafirmou que leilão ocorrerá no primeiro semestre do ano que vem. Confira a entrevista na íntegra.

Nesta quarta-feira, 25, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou durante entrevista na CNN que espera que o edital para o leilão do 5G fique pronto até janeiro de 2021.

O ministro falou sobre a nomeação do conselheiro Carlos Baigorri para a função de relator do processo e que, inclusive, já o levou para conhecer o presidente da República, Jair Bolsonaro e mostrar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já está trabalhando no edital.

Ele estimou que Baigorri deve emitir seu voto em um ou dois meses e que o Tribunal de Contas da União (TCU) deverá apresentar o seu parecer em até 150 dias, mas ele espera que a resposta seja muito mais breve, para que a Anatel possa fazer o leilão.

“Isto é pra ontem! Nós não podemos perder nem um dia sequer do 5G”, afirmou.

Segundo Faria, o Governo Federal já fez a sua parte publicando decretos que facilitam o leilão do 5G, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica, que reduz a intervenção estatal em atividades econômica no país, e a aprovação da Lei Geral das Antenas, que minimiza a burocracia para a implantação de infraestruturas de rede.

Fábio ressaltou ainda que o Brasil precisará de 10 vezes mais antenas do que a quantidade atual para oferecer a cobertura 5G.

VIU ISSO?

–> Governo Federal publica decreto que regulamenta Lei das Antenas

–> Anatel prevê período de realização do leilão 5G; conheça

–> Vitória de Biden já faz Bolsonaro reconsiderar banimento da Huawei

Confira abaixo a entrevista de Fábio Faria à CNN.

2 COMENTÁRIOS

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Rafael Marques Rodrigues

Não da pra entender. Se o problema foi no sistema da Surf Telecom, que afetou todos os clientes das operadoras virtuais associados à ela, que raios de cabo ótico é esse que deixa apenas alguns clientes da Correios sem serviço? Posso estar fazendo uma afirmação meio imbecil mas cabo ótico é infraestrutura de rede física que, teoricamente, quem a tem é a TIM ou a Surf (já que a Surf também tem estrutura de rede física), e não a Correios.

Cidade - UF
São Paulo - SP
Tailor Durante

Faz duas semanas que tento cadastrar um chip dos correios.

Cidade - UF
Cascavel pr
Jefferson

Não consigo entender qual a vantagem de uma dessas MVNOs. Planos ruins, cobertura péssima e preços nada competitivos. Só vejo o choro de quem usa!

Cidade - UF
Recife - PE
Última edição 4 anos atrás por Jefferson
Fábio Arai

Uso Correios Celular e tive esse problema por volta de 11:00 de quinta-feira na rua. Testei chip no tablet 4G quando cheguei em casa e mesma coisa! Tentei contatar Correios Celular pelo app (chat) que não é operador físico. E manda ligar para SAC sendo que chip está fora de serviço. Outra opção era deixar algum telefone de contato, que ligariasm de volta. Estou esperando até hoje… Fiquei reiniciando celular de vez em quando para ver se voltava o sinal, até que voltou na tentattiva de segunda de manhã. Até entendo que devem estar trabalhando com número reduzido de pessoas… Leia mais »

Cidade - UF
Jacaréi - SP
Roger

Se ser cliente de uma operadora já pode se tornar um problema (quando ocorre falhas – e elas eventualmente ocorrem) imagina quando se é cliente de MVNO’s. A operadora A, B, C ou D aluga sua rede para uma “operadora virtual” que por sua vez, vira uma agenciadora, que revende e credencia para Correios, Bancos, Supermercados, lojas varejistas e por aí vai. São tantos intermediários e tantas possibilidades de no meio desta cadeia de processos e sistemas, algo apresentar falha.

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Uberlândia - MG
Luiz Carvalho

Espero que a anatel tome alguma providencia, lembrando que a culpada é a surf telecom, os clientes dela que estão sendo lesados.

Cidade - UF
São Paulo
Antonio Affonso

Sou cliente da Geek Celular, a falecida Veek. Hoje completa 10 dias que estou sem nenhum sinal em meu aparelho. Se você acha que os clientes da Correios estão sofrendo, é porque não são da Geek. Os canais de atendimento disponíveis são um número do WhatsApp, um e-mail e um *288. Os dois primeiros não são respondidos – nestes 10 dias, recebi duas mensagens, uma pedindo pra reiniciar meu celular e outra perguntando qual era o aparelho. Nenhuma explicando o ocorrido, falando de prazo de retorno ou qualquer coisa parecida. O número a ser discado, só funciona se você liga… Leia mais »

Cidade - UF
São Paulo - SP
Vinícius Guerra

Por essas e outras não saio mais da Vivo, em 2 anos usando, nunca tive nenhum problema de sinal, ainda funciona em cidades pequenas. Não adianta, as vezes a pessoa acha que outras empresas conseguem algo melhor, ledo engano.

Quem quiser qualidade e bom serviço, use a a Vivo, dificilmente terá problemas, desde 1996 como cliente, sempre resolvem quaisquer avarias caso ocorra.

Fica a dica para o pessoal, embora cada região uma operadora ou outra funcione melhor, mas no geral, nenhuma delas ganha da Vivo com menor latência, velocidade e ainda bom atendimento.

Cidade - UF
Rio de Janeiro