Iniciativa do Procon-SP questiona a gigante tecnológica e pede que os equipamentos sejam enviados mediante solicitação.

A polêmica prática da Apple em não disponibilizar carregadores nos novos modelos de iPhone não passou despercebida pelas entidades fiscalizadoras.
Quem combate a “empresa da maçã” agora é o Procon-SP, que exigiu explicações a respeito da ausência do equipamento nos smartphones.
Obviamente, a marca seguiu com a explicação que deu no lançamento. Pois quer reduzir o impacto ambiental, assim como o aumento de lixo eletrônico no mundo.
A caixa dos novos iPhones não terá fones de ouvido e nem mesmo o adaptador de tomada para o carregamento. Apenas o cabo, que permite carga via USB.
VIU ISSO?
–> iPhone 12 sem carregador e fone repercute na web
–> Apple lançará pacote com streaming, jogos e mais por R$ 26,90
–> Programa do Itaú promete iPhone ‘para sempre’
Em explicação, a companhia destaca que os usuários normalmente já possuem adaptadores e normalmente descartam o item que acompanha um novo smartphone.
Para o Procon-SP, é uma prática que não faz sentido. Afinal, a Apple não apresenta ganhos ambientais e nem mesmo ações para recolhimento, reciclagem e descarte adequado de aparelhos e equipamentos antigos.
Segundo Fernando Capez, diretor executivo da Fundação, o carregador deve ser enviado para os clientes que solicitarem.
É necessário que a Apple apresente um plano viável. A conduta da companhia será analisada pela diretoria de fiscalização e a empresa poderá até mesmo ser multada com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Com informações de Procon-SP
Lixo de empresa e mercenária,fatura milhões por mês com esses aparelhos,q nem q for o melhor q todos os androids,não justifica esses preços absurdos,principalmente aqui no Brasil com o dólar lá nas alturas,tinha q ser multada mesmo esse lixo
Mais uma vez o Estado se metendo na vida das empresas e das pessoas.
É uma palhaçada e uma falta de respeito com os clientes? SIM.
Mas isso não justifica o Estado querer se meter nas empresas.
Quem tiver achando ruim que tome vergonha na cara e não compre.
Ninguém é obrigado a comprar.
Povo que tome vergonha na cara e aprenda a boicotar.
O mercado tem que se regular sozinho.
Precisamos de menos Estado já!